Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Procon faz aproximadamente 500 atendimentos mensais

Em 2013 foram 4.046 registros de reclamações, além de dúvidas e orientações

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 Em Três Lagoas, a equipe do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) faz ao mês uma média de 500 atendimentos. Dentre as reclamações estão: o não cumprimento da data de entrega de mercadorias, e serviços, defeito em produtos, demora na montagem, dentre outras.


Em 2013, foram 4.046 registros de reclamações, sem contar nos atendimentos onde foram apenas tiradas dúvidas e orientações diárias, segundo informa a assessora especial do Procon, Lilian Campos.

“O recorde de empresas que geram reclamações continua sendo empresas de telefonia fixa e móvel. Há anos elas são líderes em reclamações. Em seguida vêm bancos, lojas de departamentos, provedores de internet, além de outros”, explica a assessora.

Ainda conforme Lilian, no ano passado, doa 4.046 registros de atendimentos, 78% foram resolvidos. Um número considerado satisfatório, segunda ela.

DIA DO CONSUMIDOR
Neste dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A data foi comemorada ontem em Três Lagoas pela equipe do Procon, que esteve na Praça Senador Ramez Tebet, no centro da cidade e promoveu ação educativa por meio do Procon Itinerante.

Durante trabalho de abordagem, foi distribuído material educativo, no caso o Código de Defesa do Consumidor, dúvidas foram tiradas, as pessoas foram questionadas se já conheciam o Procon e se já utilizaram os serviços prestados, além do fornecimento de orientações.

Parte da equipe ficou das 8h às 17h na praça, e outra equipe permaneceu na sede do Procon, para os atendimentos.

“Muitas pessoas desconhecem seus direitos e também deveres diante do Código de Defesa do Consumidor e, nosso papel é este. Por isso resolvemos, pela primeira vez, levar o Procon Itinerante ao alcance do consumidor. No ano passado, por exemplo, a ação foi diferente. Realizamos palestras nas escolas, em parceria com o Programa Vale Renda”, cita ela, que lembra que o Código de Defesa do Consumidor foi instituído pela Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990.

O Procon de Três Lagoas que é vinculado à Secretaria Municipal de Receita e Assuntos Governamentais, está situado à avenida Capitão Olinto Mancini, n° 2462
O telefone é o (67) 3929-1819 ou o 151 (gratuito).