Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Programa de Segurança da Comunidade:

Objetivo é mapear riscos ambientais, devido ao desenvolvimento industrial

Na primeira reunião, foi determinada a responsabilidade de cada parceiro para a criação do Programa -
Na primeira reunião, foi determinada a responsabilidade de cada parceiro para a criação do Programa -

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) promoveu na manhã de ontem (20), no Centro Cultural, uma reunião da qual participaram representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Obras e Serviços Públicos para a discussão da criação do Programa de Segurança da Comunidade.

O Programa tem como objetivo mapear os riscos ambientais existentes em Três Lagoas, devido ao seu processo de desenvolvimento industrial e as ações efetivas de combate a estes possíveis e eventuais incidentes ambientais.

Na primeira reunião, foi determinada a responsabilidade de cada parceiro para a criação do Programa, como o levantamento de empresas da Cidade, ramo de atividade empresarial e seus produtos.

De acordo com a chefe do escritório local da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semac), Délia Villamayor, quem sai ganhando com a criação do Programa é a comunidade local. “Será um grande ganho da população. Nossas famílias estarão sendo poupadas dos transtornos que os incidentes ambientais podem causar”, explicou Délia.

Os representantes da Prefeitura, em primeiro momento, estão responsáveis em realizar o cadastro das empresas, instaladas em Três Lagoas.

O Programa de Segurança da Comunidade é uma resposta a uma notificação que o Imasul apresentou à Fibria devido aos transtornos causados à população por mau cheiro em incidente ocorrido na fábrica, e percepção da falta de preparo da Cidade em relação a incidentes ambientais.

Para a concretização do Programa, será imprescindível a participação dos seguintes parceiros:Eldorado Brasil, Fibria, América Latina Logística – ALL, MSGÁS, Metalfrio, MK Química, Petrobras, Brascopper, Curtume, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e 2ª Companhia de Infantaria do Exército.