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Três Lagoas

Rede Estadual terá mais dois coordenadores

Disciplinas como matemática e português contarão com coordenação específica

Alunos da Rede Estadual no primeiro dia de aula -
Alunos da Rede Estadual no primeiro dia de aula -

Após o período de férias, alunos da Rede Estadual de Ensino de Três Lagoas voltaram a frequentar as aulas, que tiveram início ontem e foram marcadas por uma novidade: a partir deste ano, todas as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul contarão com mais dois coordenadores para disciplinas específicas – matemática e português.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Fernando Correa e presidente do Conselho das Unidades Escolares do município, Sônia Maria Teresinha Barbosa, as 11 escolas estaduais do município já contam com mais esses dois profissionais desde o dia 1º de fevereiro. Ela disse que a mudança faz parte da resolução 2.518 da Secretaria de Estado de Educação (SED) de 20 de janeiro deste ano.

De acordo com Sônia, a resolução não refletiu positivamente apenas em sala de aula, mas também na contratação de novos profissionais. Ela disse que 22 professores temporários viram na nova resolução uma outra chance de desenvolver o seu trabalho. “Os professores efetivos não podem concorrer à vaga de coordenador para essas disciplinas”, explicou.

A diretora ainda disse que esses novos profissionais auxiliarão os professores de matemática e português no dia a dia. Eles poderão se reunir diariamente para discutir novas ideias e planejar aulas, além de discutirem quais as melhores maneiras de aplicar o conteúdo em cada turma. Na opinião de Sônia, a qualidade das aulas será melhor a partir deste ano. “Estamos bastante entusiasmados com essa resolução. Essas disciplinas são as que mais ‘assustam’ os alunos”, disse. Ela destacou que, no ano passado, registrou índices de até 20% de reprovação no Fernando Correa. Na maioria dos casos, o motivo da reprovação foi a matemática. Disse ainda que essas disciplinas foram escolhidas justamente por serem consideradas os eixos das demais. “Para entender a química ou a física, é necessário ter um bom conhecimento de matemática. Já para entender a história ou a ciência, é preciso que o aluno tenha boa interpretação, o que se aprende nas aulas de português”, exemplificou.