Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sanesul terá que oferecer qualidade e preço baixo na tarifa

Contrato de concessão dos serviços de água e esgoto termina em janeiro de 2011

Prefeita Márcia Moura, ao lado do gerente da Sanesul, Júlio Seba Bobadilha, garantiu que estão abertas as discussões para a renovação do contrato de concessão -
Prefeita Márcia Moura, ao lado do gerente da Sanesul, Júlio Seba Bobadilha, garantiu que estão abertas as discussões para a renovação do contrato de concessão -

Na coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (10), na sala de reuniões de seu Gabinete, a prefeita Márcia Moura antecipou que a qualidade da água que é fornecida à população, o preço da conta, e a qualidade dos serviços prestados serão condições primordiais a serem discutidas pelo Município, antes de se firmar ou não a renovação do contrato de concessão à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

O contrato de concessão da exploração dos serviços de fornecimento de água, canalização e tratamento de esgoto termina em janeiro e novo contrato deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para discussão e aprovação.

Em junho, para assegurar o direito à renovação da concessão, a direção da Sanesul encaminhou ofício à prefeita Márcia Moura, explicando os motivos pelos quais deseja renovar o contrato de concessão, firmado há 30 anos. A estatal, desde dia 10 de janeiro de 1981, possui a concessão de exploração dos recursos hídricos e serviços de saneamento básico no Município.

“Estamos vivendo momentos históricos da valorização da saúde e da cidadania. Por essas razões, a população será convidada a participar dessa discussão dobre a eventual renovação do contrato  com a Sanesul”, assegurou Márcia Moura.

Na coletiva, a prefeita falou dos investimentos de R$ 1.5 mil que deverão ser aplicados no recapeamento asfáltico do chamado “quadrilátero central”, que engloba as ruas entre as avenidas Filinto Müller, Eloy Chaves, Rosário Congro e Capitão Olyntho Mancini, no Centro.

Nessa área urbana, a tubulação antiga de amianto, de fornecimento de água, será totalmente substituída, a exemplo do que está sendo feito também em outras regiões da cidade. “A população será previamente avisada dessas obras, para que os transtornos que elas ocasionam sejam minimizados”, disse a prefeita.

Ao lado da prefeita estavam o gerente regional da Sanesul no Bolsão, Júlio Seba Bobadilha; secretário municipal de Obras, Getúlio Neves Costa Dias; e o coordenador local da empreiteira GTA, contratada para a execução das obras de troca das adutoras e canalização da Sanesul, Waldeci Luiz de Lima.

Na oportunidade, a prefeita Márcia Moura falou também dos investimentos em obras que estão em andamento e outras que serão lançadas nos próximos dias. Ela citou as obras de asfalto e drenagem que serão executadas no bairro Santa Luzia, no valor de R$ 226.574, 02, na rua Dom Aquino, e a nova praça e parque infantil, já em fase final de construção no bairro Vila Verde.

A prefeita também citou as obras do contorno ferroviário, na fase inicial de sua execução, o shopping popular, e o projeto do Porto Seco, que está sendo estudado pela Secretaria Municipal de Obras.

POSSE
Após a coletiva de Imprensa, a prefeita Márcia Moura dirigiu-se até a Câmara Municipal para participar da sessão solene de posse do vereador Jovenilo Cândido da Silva (PDT). Ele assumiu o cargo do vereador licenciado do mesmo partido, Ângelo Chaves Guerreiro, que se candidatou a deputado estadual. Ele ficará de licença até o dia 23 de outubro.
Na sessão de posse, o Professor nili Cândido, como é conhecido, manifestou que, no exercício de seu curto mandato de vereador, o seu compromisso “é com Três Lagoas” e que irá somar seu trabalho aos demais vereadores para ajudar “na estratégia de discussões e projetos de temas desafiadores que temos pela frente, como a educação e capacitação e valorização dos professores”, disse.

Nilo Cândido prometeu que será “um vereador de uma causa plural, assegurando o contraditório da discussão”, até que se chegue a um consenso, que traga resultados positivos para a Cidade. Citando Picasso, o Professor Nilo disse: “o que já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz e preciso fazer”.