Cerca de 700 mulheres passaram pelas unidades de saúde durante a Semana da Mulher para a coleta do exame preventivo ao câncer no colo do útero. O levantamento, ainda não oficializado, foi divulgado pela coordenadora da Clínica da Mulher, Elaine Cristina Ferrari Fúrio, que comemora as estatísticas conquistadas. “Atingimos quase o dobro dos exames realizados na campanha do ano passado. Realmente superou as nossas expectativas. E todos ganham com isto”, enalteceu.
A “Semana da Mulher”, iniciada na última segunda-feira (9), encerrou no sábado (14), com grande evento promovido em frente à Clínica da Mulher. Realizado pela primeira vez apenas no período matutino, a estimativa é de que o evento tenha reunido em torno de 500 mulheres.
Elaine relaciona o alto índice de participação ao maior número de parcerias conquistadas neste ano. “Nesta edição tivemos a participação de quase todas as secretarias municipais, além do Sistema S e da Faculdade Aems. Isto pode ter atraído mais mulheres”, disse. Apenas no sábado, foram realizados 57 exames preventivos – o número de coletas foi o mesmo do ano passado, quando o evento se estendeu até o período vespertino.
Com tais resultados, a Secretaria Municipal de Saúde espera ter atingido o objetivo da campanha: estimular a realização de exames preventivos entre mulheres de 29 a 50 anos. Atualmente a rede pública de saúde do Município promove em torno de 300 a 400 coletas para exames preventivos a cada três meses. O número está bastante aquém do necessário, já que o público alvo é de 23.694 mulheres. “Em 2008, toda a rede realizou 4,2 mil exames. Mesmo levando em consideração a quantidade de mulheres que buscam a rede privada de saúde, este índice ainda é muito baixo”, destaca.
A campanha também teve uma preocupação a mais com as mulheres que nunca realizaram os exames. Por enquanto, a coordenadora não tem dados sobre quantas mulheres nesta categoria passaram pelas unidades públicas de saúde na semana passada. A previsão, explica ela, é que o levantamento completo sobre o perfil dessas mulheres seja divulgado até o fim desta semana.
Além dos exames, a mobilização também contou com o lançamento da revista “Toque de Vida – Sua Trajetória”, postos de avaliação odontológica, postos de vacinação, testagem de glicemia capilar, verificação de pressão arterial e IMC, testagem e exames de hanseníase e tuberculose, informações sobre planejamento familiar, orientação sobre tabagismo, presença da equipe do Ciat para inscrições em cursos gratuitos de complementação da renda, aulas de dança e ginástica laboral e palestras sobre Violência da Mulher e Lei Maria da Penha.
Segundo Elaine, os resultados das coletas devem ficar prontos dentro de 40 dias. As mulheres deverão recorrer aos postos de saúde onde fizeram a coleta para buscarem seus exames.
Três Lagoas