
O secretário do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, se reuniu ontem com representantes das polícias Militar e Civil, Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, da secretaria de Estado de Saúde (SES) e da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para discutir estratégias para combater a venda de bebida alcoólica para menores de idade durante as festas de Carnaval.
Jacini sugeriu aos representantes dos órgãos que é importante realizarem campanhas educativas e fiscalizações em conjunto nos estabelecimentos comerciais, onde são fornecidas bebidas alcoólicas, para que os menores não consigam driblar os comerciantes na tentativa de consumir essas bebidas.
Durante a reunião, o secretário destacou ainda que a dependência do álcool na juventude é um problema de saúde e segurança pública. Ao final do encontro os participantes se comprometeram em levar o tema abordado às instituições que representam, no intuito de formular planos de trabalhos que farão parte das campanhas educativas e de fiscalização a serem executadas no carnaval.
Na próxima quarta-feira uma nova reunião deverá ser realizada para formalizar as estratégias de combate a venda e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Dessa vez, a reunião deverá contar com a presença de membros dos sindicatos de bares e restaurantes e de mercados, escolas particulares e da Secretaria Municipal de Receita (Semre), responsável pela emissão de alvarás para estabelecimentos como bares e conveniências. O local da reunião ainda será definido.