A Seleção Brasileira está na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2018. Após quatro vitórias consecutivas, a equipe comandada pelo técnico Tite chegou ao primeiro lugar nesta terça-feira (11) ao derrotar a Venezuela por 2 a 0, no Estádio Metropolitano, em Mérida. Os gols do jogo foram marcados por Gabriel Jesus e Willian.
Com a vitória, o Brasil – sem Neymar, suspenso – chegou aos 21 pontos e assumiu a liderança no lugar do Uruguai, que empatou em 2 a 2 com a Colômbia nesta rodada. A Venezuela, que ainda não venceu na competição, segue na lanterna, com apenas dois pontos.
GABRIEL JESUS
Tite estreou como técnico da Seleção Brasileira em campo na partida contra o Equador, válida pelas Eliminatórias Copa do Mundo Rússia 2018. No mesmo dia iniciava a trajetória de Gabriel Jesus na Principal. De lá para cá, só sorrisos para os dois.
O aproveitamento é de cem por cento. Mas aqui, com a licença do professor, o assunto será Gabriel Jesus. Caçula do time, o atacante parece não ter sentido em nada o peso da camisa. Aliás, tem se mostrado um 9 de respeito.
São quatro jogos e quatro gols até aqui. Uma média animadora e de altíssimo nível. Mais ainda, a forma como ele balançou as redes impressiona.
ZAGA
Melhor ataque das Eliminatórias atualmente, a Seleção Brasileira não vive apenas de fazer gols. Lá atrás está difícil de vazarem a meta brasileira. Nos últimos quatro jogos, apenas um gol sofrido.
A dupla formada por Marquinhos e Miranda tem mostrado segurança em todos os momentos. Mas, como próprio técnico Tite gosta de dizer, os 11 jogadores participam do sistema defensivo. Então, os méritos devem ser divididos.
Mesmo assim, não há como olhar para os números sem fazer referência a um dos jogadores mais jovens deste elenco. No caso, o segundo mais novo – apenas Gabriel Jesus tem menos idade. Marquinhos, zagueiro de Seleção Brasileira desde o Sub-15, tem confirmado todas as projeções feitas sobre ele, menos a de que teria dificuldades para atuar na posição com sua estatura.
Contados os jogos da Seleção Olímpica também, da qual Marquinhos também fez parte, são apenas dois gols sofridos 11 jogos disputados. O amistoso contra o Japão, os seis jogos das Olimpíadas e mais os quatro últimos das Eliminatórias.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 21 de junho de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Rodney Aquino (PAR) e Carlos Cáceres (PAR)
Cartões amarelos: Thiago Silva (Brasil); Vargas, Seijas e Túñez (Venezuela)
Gols: BRASIL: Thiago Silva, aos 8 minutos do primeiro tempo, e Roberto Firmino, aos 5 minutos do segundo tempo; VENEZUELA: Fedor, aos 38 minutos do segundo tempo
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Willian (Taison), Philippe Coutinho (Giuliano) e Gabriel Jesus.
Técnico: Tite
Venezuela: Baroja; Rosales, Vizcarrondo, Túñez e Cíchero; Rincón, Seijas (González), Vargas (Martínez) e Arango; Guerra (Fedor) e Rondón
Técnico: Noel Sanvicente