A Escola do Sesi de Três Lagoas iniciou nesta semana as atividades da disciplina de Filosofia para os alunos do Ensino Fundamental I (2ª a 5ª série). A professora Ivani Barboza Montalvão utilizou fantoche e música na aula, o que motivou muito os alunos.
“As aulas estão sendo planejadas com carinho e cuidados especiais, pois é a primeira vez que trabalhamos essa disciplina. A receptividade dos alunos está sendo ótima, o que deixou a equipe pedagógica da Escola muito entusiasmada”, disse Ivani Montalvão.
Segundo a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I da Escola do Sesi de Três Lagoas, Janaina Alessandra Alves Ferreira, a introdução da Filosofia para crianças já se tornou um diferencial da escola, despertando a curiosidade e causando boas discussões. “Durante a capacitação feita em janeiro deste ano as professoras ficaram muito ansiosas em relação a como seria o trabalho, planejamos cada momento minuciosamente e o resultado foi muito positivo”, lembrou.
“Iniciar o trabalho com Filosofia foi gratificante desde o planejamento, pois a idéias eram muitas e, a cada leitura, o entusiasmo aumentava. Mas a recompensa veio mesmo no momento da aula, pois os alunos realmente entenderam a proposta e participaram ativamente das discussões”, destacou a professora Ivani Montalvão.
Ela acrescenta que na parte final das aulas os alunos avaliaram sua participação e uns chegaram à conclusão que deixaram a desejar com conversas paralelas. “Essa auto-avaliação me surpreendeu, foi realmente entusiasmante”, comentou.
Para a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Ana Cláudia Bazé, a disciplina de Filosofia e Responsabilidade Social foi inserida no calendário de 2010 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e, para tanto, os docentes foram capacitados no mês de janeiro deste ano pelo Centro de Filosofia para Crianças.
“Essa aula inicial é marcante, pois esse foi o primeiro contato de nossos alunos com o ato do pensar filosófico. Buscamos assim formar indivíduos atuantes e reflexivos que durante sua formação serão instigados a analisar e posicionar quanto suas percepções”, pontuou Ana Bazé.