Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sindicato Rural inicia curso de corte e costura

As aulas vão até o dia 7 de agosto, abordando práticas de caracterização de cada material

Alunas estão aprendendo as técnicas de corte e costura - divulgação
Alunas estão aprendendo as técnicas de corte e costura - divulgação

O Sindicato Rural de Três Lagoas iniciou a semana com a abertura do curso de Corte e Costura – Modelagem, nesta segunda-feira (03), no parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza”. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o objetivo é fazer a confecção de moldes de peças básicas do vestuário feminino e masculino, utilizando as técnicas adequadas e seguindo as normas de qualidade, produtividade e segurança.

Ministrado pelo instrutor Idelfonso Vasque Rodrigues, as aulas vão até o dia 7 de agosto, abordando práticas de caracterização de cada material, preparação do local, noções de medidas, metodologia adequada para tirar e anotar medidas, confecção de moldes de saia, blusa, camisa, bermuda e calça, além de trabalho em dupla tirando as medidas, acabamento do molde e temas como medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

“O curso é dividido em dois módulos. Nesse primeiro, os alunos vão aprender a tirar as medidas, fazer o risco das peças e cortar. Isso tudo é feito no papel. Já no segundo módulo, que está programado para o dia 24, os procedimentos serão feitos em tecido”, conta o professor.

A aluna Adriana Rodrigues conta que sempre se interessou pela área. “Fiquei sabendo do curso através de um compartilhamento no Facebook. Como sempre gostei de artesanatos, não poderia perder a oportunidade e quem sabe, poder usar os ensinamentos para fins comerciais”, explica a aluna.

Já Daiane Oliveira procurou o curso com o propósito de se tornar sua própria estilista. “Quero aprender muito para confeccionar roupas para mim, e se der certo, pretendo futuramente costurar para outras pessoas”, afirma a aluna.

Marco Garcia de Souza, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância da parceria com o Senar. De acordo com ele, o serviço “faz parte do sistema FAMASUL e é regido através de contribuição sindical por parte dos proprietários rurais. Ele é responsável por fazer essa qualificação, tanto do homem do campo, quanto das pessoas da cidade, principalmente quando envolve os produtos de origem rural. Os cursos são gratuitos e oferecidos durante o ano todo, e nós esperamos que isso de dissemine e envolva cada vez mais pessoas”, finaliza Garcia.

 

Mais informações sobre o calendário de cursos, acesse ou site www.srtl.com.br ou através do telefone (67) 3521-4940.