Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas é sede da Conferência Municipal da Defesa Civil

Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, marcada para ocorrer entre 27 e 30 de maio, em Brasília (DF)

Propostas serão levadas para o encontro nacional, que acontecerá em maio -
Propostas serão levadas para o encontro nacional, que acontecerá em maio -

Três Lagoas foi sede, nesta quinta-feira, da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, de onde foram eleitos delegados,e definidas propostas para serem levadas à 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, marcada para ocorrer entre 27 e 30 de maio, em Brasília (DF).

No evento, que ocorreu na Unidade Taufic Tebet do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), também foram tratados de quatro assuntos, denominados de eixos, pelos organizadores.

Para o coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Rebelo, que também foi um dos organizadores da Audiência Municipal, é importante unir informações e definir propostas para serem levadas à Conferência Nacional, buscando minimizar as carências da Defesa Civil do município.

“Trabalhamos como grupo de apoio, mas gostaríamos de ser um grupo de ação. Nosso objetivo era ter uma equipe maior, pois atuamos com prevenção e este trabalho precisa ser desenvolvido”, destaca Rebelo, que lembra que o evento é uma escola para a equipe da Defesa Civil, já que no município jamais havia sido realizado evento de tão grande importância. 

ABORDAGENS
Um dos eixos trata da Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres, que trata de conceito relativamente novo, inspirado na realidade posta em evidência pelo desastre associado ao furacão Mitch, que devastou a América Central entre os dias 22 de outubro e 5 de novembro de 1998.

Outro tema abordado é a Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil, vindo a elencar as políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável, assim como regido pela Lei nº 12.608/2012.

O terceiro eixo cita a Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil, onde leva-se em consideração três elementos: dado – simples observação sobre o estado do mundo; informação – dado dotado de relevância e propósitos e conhecimento – informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese e contexto.
Até o fechamento dessa reportagem, a conferência continuava em andamento.