A cada 30 dias, uma média de 100 empresas – de todos os portes – abrem as portas em Três Lagoas. A estimativa é baseada nos dados estatísticos da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).
Três Lagoas
Três Lagoas ganhou 1,3 mil novas empresas no ano passado
Micro e pequenas empresas aparecem na liderança no ranking de empresas constituídas
Segundo levantamento realizado a pedido do Jornal do Povo, no ano passado, 1.398 empresas foram constituídas no município. O índice equivale a um aumento de 10% em comparação ao ano passado, quando a Jucems registrou o total de 1.279 empresas abertas (119 a menos).
No total de empresas constituídas no ano passado, está o estabelecimento comercial de Nilzon Xavier Santos Junior. Aos 53 anos, o empresário investiu em uma franquia de sorvetes. Aliás, o ramo de franquias tem se tornado forte em Três Lagoas. Além da dele, pelo menos outras cinco grandes marcas também chegaram ao município apenas em 2013.
A escolha pelo município deveu-se, segundo ele, por dois motivos: o clima quente do município e também o do mercado local. “Morava em Presidente Epitácio. Em meados de 2009 cheguei a Três Lagoas para trabalhar e, analisando o clima da cidade, resolvi apostar neste ramo”, disse. A sorveteria dele abriu as portas em 17 de dezembro do ano passado e, hoje, quatro meses depois, tem atendido às expectativas do empresário. “Por enquanto, pretendo permanecer apenas em Três Lagoas. Mas, a ideia é expandir o negócio para outros municípios”, completou.
A sorveteria dele – que oferece sabores tradicionais e exóticos, tendo como matéria-prima as frutas do cerrado – emprega três funcionários. A fabricação do sorvete é em Campo Grande.
Seguindo o pensamento de Nilzon, outras 186 empresas abriram as portas em Três Lagoas apenas neste ano, que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, deve ser mais aquecido que em 2013.
O índice é superior ao de Corumbá, cidade com o número de habitantes mais próximo à de Três Lagoas. Corumbá, possui 107 mil habitantes, enquanto que em Três Lagoas a população estimada é de 109 mil. No primeiro bimestre deste ano, Corumbá registrou o total de 173 empresas constituídas e outras 43 fechadas. Já no ano de 2013, foram 863 empresas abertas naquele município e outras 160 extintas. Os dados da Jucems mostram avanço de um ano para o outro no mercado corumbaense. Em 2012, por exemplo, 582 novas empresas haviam sido abertas.
Em Três Lagoas, enquanto o número de empresas constituídas foi superior, também aumentou o índice de empresas que fecharam as portas. Em 2013, 217 fecharam as portas, 101 a mais em comparação ao ano anterior, quando 116 foram extintas.
Atualmente, Três lagoas possui 7.829 empresas ativas.
BOX:
Secretário espera reaquecimento da indústria neste ano
Embora o número de empresas constituídas em 2013 tenha superado o do ano anterior, a maioria é de micro, pequenas e médias empresas, relacionadas, principalmente, aos setores de comércio e serviços. A grande indústria apresentou queda. Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, enquanto que em 2012, oito novas indústrias foram instaladas no município. No ano passado, a cidade recebeu apenas uma.
“Esse quadro, porém, deve ser revertido neste ano, quando a expectativa é que ocorra um reaquecimento do mercado”, completou o Ssecretario Luciano Dutra . O otimismo é baseado no volume de atendimentos realizados pela pasta diariamente, a maioria para empresários com o objetivo de investir na cidade. “Não tenho números, até mesmo porque esse atendimento é feito pelos outros servidores da secretaria também. Mas posso dizer que todos os dias recebemos visitas, telefonemas e respondemos a e-mails de pessoas interessadas pelo município. Três Lagoas tem esse diferencial”, completou.
As indústrias instaladas em 2012 atuam em diversos setores, como metalurgia, produçao de gelo, artefatos de concreto, marmoraria, cimento e pré-moldados, usinagem e fibras. Já a empresa instalada em 2013era do ramo de higiene bucal. Juntas, as nove indústrias somam um investimento de R$ 27,6 milhões, ainda segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.