Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas recebe primeiras doses da vacina contra o HPV

Campanha teve início na segunda-feira nas unidades básicas de saúde

-
-

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas recebeu no fim da manhã de segunda-feira a primeiras 800 doses da vacina contra o Papiloma Vírus Huma (HPV), que passa a fazer parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. A meta é imunizar 2076 meninas de 11 a 13 anos, do município.

Na campanha nacional que teve início no dia 10, algumas garotas já procuraram uma das 13 Unidades Básica de Saúde (UBS) de seu bairro, conforme informa a coordenadora do setor, enfermeira Humberta Azambuja.

“No início desta campanha, as meninas estão sendo orientadas, por meio de palestras ministradas nas escolas públicas e particulares, em que estudam. Mas as doses já estão disponíveis nos postos de saúde, basta levarem a carteira de vacinação e seja colocada em dia, caso esteja em atraso alguma vacina”, explica a coordenadora, que disse que nos próximos dias a vacina será disponibilizada nas escolas.

A enfermeira Francielly Garcia Dias, que é coordenadora da ESCS “Miguel Nunes”, conhecidatambém como UBS do bairro Vila Nova, afirma que a coordenadoria do posto de saúde de cada bairro definirá o cronograma de vacinação da sua região.

“Uma equipe da unidade de saúde vai até a escola e vacina as meninas”, cita Francielly, que informa que o ESCS “Miguel Nunes” recebeu 70 doses para esta primeira fase da campanha. 

O trabalho envolve a parceria entre as secretarias da Saúde e Educação de Três Lagoas.

Na Escola Estadual “Fernando Correa” a direção abriu espaço para as palestras, que foram ministradas na manhã e tarde de segunda-feira, pela enfermeira Jocilene Ramos. 

“Na palestra as alunas entenderão o que é a doença, o que é o câncer do colo do útero, a forma de contágio, a importância da vacinação, ou seja, elas estão sendo sensibilizadas sobre a importância de tomar a vacina e também tirar as dúvidas”, cita a Jocilene.

Ainda conforme ela, muitas meninas desconheciam a doença e o significado da siga HPV. É ai que entra a importância das palestras como parte da campanha, segundo aponta a palestrante que não poupa as garotas de verem vídeos com imagens de pacientes infectadas, o que gera espanto diante das imagens impactantes.

CAMPANHA
A coordenadora de Imunização lembra que, a meta inicial seria imunizar 2.595 meninas na faixa etária apontada pelo Ministério da Saúde, mas que todo município acaba tendo como foco atingir 80%, o equivalente a 2.076 garotas.

A vacina consiste em três doses, sendo a 1ª dose aplicada durante a campanha de março, a 2ª dose seis meses depois – em meados de setembro e a 3ª e última dose cinco anos após a 1ª, devendo ser agendada.

Em 2015 a imunização atingirá meninas entre 9 e 11 anos e em 2016 será apenas aquelas com 9 anos.

Mesmo após a vacinação, ainda é preciso outros mecanismos de prevenção, como é o caso do exame papanicolau e o uso de preservativo.

Na região Centro Oeste, que compreende o Mato Grosso do Sul, é a que tem a maior incidência do HPV. São 28 casos para cada 100 mil mulheres.

Um total de 90% dos casos de câncer do colo uterino é provocado pelo HPV, de acordo com informações da enfermeira Jocilene. É o segundo câncer que mais atinge as mulheres hoje em dia.

A vacina contra o HPV, liberada recentemente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), era encontrada apenas em clínicas particulares e com alto custo.