Uma semana após a liberação da vacina Coronavac em crianças com a faixa etária que vai dos 3 aos 5 anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas divulgou um levantamento com o balanço parcial da imunização deste público. Os dados indicam que das 3.125 crianças nesta faixa etária, que podem receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, somente 200 foram vacinadas entre 18 e 27 de julho.
Segundo Daniele Campos, técnica de enfermagem da unidade de saúde do bairro Parque São Carlos, em Três Lagoas, a procura pela vacina no postinho tem sido bem baixa. “Há dias em que nenhuma mãe vem com o filho para vaciná-lo. Muitas relatam que não sabiam da liberação. Pouco a pouco a gente tem divulgado às mamães do bairro e orientando para trazer os filhos”, explica.
Na avaliação da enfermeira da Central de Imunização, Fernanda Nery, o ritmo pode estar associado às férias escolares que as crianças estavam na semana passada. “Acredito que agora, voltando à rotina escolar, muitos pais acabam passando na sua unidade de saúde e atualizando as vacinas”.
Nery ainda destaca que as crianças representam um grupo bastante vulnerável. “Atualmente, são elas as que correm mais risco diante de novas variantes altamente transmissíveis, por não estarem protegidas. Quanto antes receberem o imunizante, melhor”, ressalta.
O intervalo entre as doses de vacina de rotina e o imunizante contra a Covid-19 é de 15 dias. Entre a primeira e a segunda dose da Coronavac no público infantil, o intervalo é de 28 dias.