Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três-lagoenses apoiam a nova lei antifumo

Lei restringia os locais permitidos para consumo de cigarros

Fumantes ou não, três-lagoenses concordam com nova lei - Elias Dias/JP
Fumantes ou não, três-lagoenses concordam com nova lei - Elias Dias/JP

Começa valer hoje a Lei Antifumo que proíbe, entre outras regras, fumar em locais coletivos públicos e privado em todo o Brasil. O espaço para fumantes foi reduzido ainda mais, fumódromos também não vão mais existir.

A já conhecida Lei Antifumo, que restringia os locais permitidos para consumo de cigarros,ficou mais rigorosa. Segundo especialista de saúde, a nova resolução protege a população do fumo passivo, desestimula o tabagismo, melhora a qualidade do ar.

O Jornal do Povo foi às ruas para saber qual a opinião da população três-lagoense, em relação às novas regras da Lei Antifumo. Dos cinco entrevistados todos são favoráveis à lei.

O estudante Luan Bordino, apesar de ser fumante, concorda com a lei “Às vezes não nos policiamos e acabamos fumando em locais inapropriados, as pessoas não são obrigadas a conviver com a nossa fumaça, que é prejudicial à saúde”.

Geovanio Andrello, também concorda com a lei. “O cigarro faz mal para quem fuma e para quem está perto. A pessoa que fuma em locais público interfere na liberdade das pessoas que estão no mesmo lugar, obrigando inalar a fumaça do cigarro”, explicou o estudante.

A queda no número de fumantes já é constatada pela população. Abile Antônio Garcia, operador de máquinas, comentou antes da nova lei, já era possível perceber a mudança no comportamento das pessoas, o número de fumantes vem caindo cada vez mais, por causa das restrições para fumantes.

Antônio Gomes, operador de usina, parou de fumar há 20 anos, depois de fazer um exame de consciência e perceber o mau que o cigarro causa “ Sou favorável a nova lei, porque os fumante incomodam todos que não fumam, é correto diminuir os locais cada vez mais.”

Proprietário de uma loja de conveniência, Rafael Barbosa, começou a pesquisar na internet como vai funcionar a lei, porque ainda não viu nenhuma propaganda na mídia explicando as novas regras. Segundo o comerciante, a punição não deveria ser somente para os estabelecimentos comercias, pois alguns fumantes sabem que é proibido e continuam fumando em locais proibidos.

 

Entenda o que muda com a regulamentação:

Fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos do tipo em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.

É permitido fumar em casa, vias públicas, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, e em tabacarias, voltadas especificamente para esse fim. No caso de bares e restaurantes, se a mesa estiver na calçada, ao ar livre poderá fumar livremente.

A publicidade também será restrita, ficam proibidas propagandas comerciais de cigarros nos pontos de vendas, onde antes era permitida publicidade nos displays. A exposição dos produtos terá que ser acompanhadas por mensagens sobre os males provocados pelo fumo.