Faleceu na madrugada desta terça-feira a professora, escritora e poeta Flora Egídio Thomé, que tinha 83 anos. Flora, que era colaboradora do Jornal do Povo, era querida pelos três-lagoenses e enfrentava problemas de saúde e estava internada no Hospital Auxiliadora.
Três Lagoas
Três-lagoenses se despedem da professora, escritora e poetisa Flora Thomé
O corpo da poetisa foi sepultado no Cemitério Municipal ?Santo Antônio?
O corpo da poetisa que integrava a Academia Sul-Matogrossense de Letras, ocupando a cadeira de número 33, foi velado por familiares e amigos na Câmara de Vereadores da cidade. Seu funeral ocorreu por volta das 16h30, no Cemitério Municipal “Santo Antônio”.
Um ex-aluno dela, o advogado José Queiroz Moreira, recordou da época em que a professora Flora lecionava para sua turma do 3° ano do curso primário da Escola “2 de Julho de João Magiano Pinto”, no ano de 1951.
“Eu tinha 10 anos, mas me lembro de como ela era dedicada e incentivadora, além de muito querida pelos alunos. Suas poesias, seus escritos, tudo sempre lindo, envolvendo muita sensibilidade e amor ao Mato Grosso do Sul. Suas duas principais paixões eram a família e a cultura”, lembra Moreira.
Flora que tem vários livros publicados, ministrou aulas durante 42 anos e ocupou a cadeira de número 33 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
HOMENAGENS
No mês de fevereiro, durante o lançamento do Calendário Artístico Cultural de 2014, coordenado pela artista plástica Branca Emy Tanaka, por meio da Prefeitura e Departamento Municipal de Educação e Cultura, Flora Thomé foi a homenageada da noite, por ter sempre participado do projeto.
Ela, que sempre defendeu a cultura sul-mato-grossense, em especial a história cultural de Três Lagoas, criou 12 haicais, que costumam acompanhar pinturas.Durante sua entrevista concedida ao Jornal do Povo, Flora disse que, por meio das telas se inspirava para escrever os haicais e fez questão de enfatizar a satisfação em trabalhar no projeto há tantos anos.
No dia 14 de março, Flora perdera o irmão Magid Thomé, um dos pioneiros que ajudou na fundação do município.