Foi realizada na manhã desta terça-feira (3) uma palestra sobre aleitamento materno com a presença de gestantes e mães que ainda estão amamentando. A palestra foi realizada pela Estratégia de Saúde da Família da Vila Haro, dando seqüência às atividades que comemoram a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
O grupo de mães se reuniu na ESF do bairro Vila Haro para ouvir as orientações da enfermeira e coordenadora Rosalva Maria do Nascimento que ressaltou a importância deste momento para mãe e filho. “Esta é uma semana especial, onde vamos discutir a importância da amamentação, pois o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, já vem na temperatura certa, cheio de anticorpos que protegem as crianças nos primeiros seis meses de vida. A princípio toda mulher está apta para amamentar, mas é fundamental que realizem os exames médicos durante o pré-natal”, enfatizou Rosalva.
Durante a palestra, a enfermeira também orientou as gestantes sobre como preparar o peito para a amamentação durante a gravidez; a maneira correta de colocar o bebê para mamar; banhos de sol para evitar rachaduras nos seios; massagens para diminuir as cólicas do recém nascido e a melhor posição para colocar o bebê no berço para que ele não engasgue durante a noite.
A enfermeira informou ainda que a ESF do Bairro Vila Haro recebe aproximadamente 40 gestantes mensalmente para realização do pré-natal, toda terça e quinta-feira; exceto as gestantes com pressão alta, diabetes, menores de 15 anos ou com mais de 35 anos que são acompanhadas por profissionais da Clínica da Mulher. Após a palestra desta terça-feira, as gestantes receberam atendimento do pré-natal.
Carmelita Ferreira Soares Santos tem dois filhos e agora está ansiosa para a chegada de uma menina: “eu gosto muito de participar destas palestras porque aqui a gente aprende mais ainda. Amamentei o meu segundo filho até um ano e três meses e agora vou amamentar também a minha filha que vai nascer em outubro”, salientou Carmelita.
As atividades e orientações sobre aleitamento materno continuam durante toda a semana nas Unidades Básicas de Saúde de Três Lagoas