Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Um ano do histórico 7 a 1 para Alemanha, e CBF procura medidas para melhorar seleção

A CBF, preocupada com o baixo nível do futebol apresentado pelos jogadores brasileiros, decidiu criar um conselho de ex-técnicos

 - Divulgação
- Divulgação

Hoje, dia oito de julho de 2015 faz um ano que o Brasil foi surpreendido e devastado com a histórica goleada de 7 a 1 para Alemanha, diante da sua torcida, na Copa que seria a Copa das Copas, no estádio do Mineirão. Porém, com a recente eliminação na Copa América, a torcida brasileira após esses 365 dias continua desacreditada, quanto ao futuro da atual seleção.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preocupada com o baixo nível do futebol apresentado pelos jogadores brasileiros decidiu criar um conselho de ex-técnicos, para debater melhorias no futebol do Brasil. O conselho conta com a participação de ex-treinadores da seleção brasileira e a atual comissão técnica formada por Dunga e Gilmar Rinaldi.

No primeiro encontro do Conselho de Desenvolvimento Estratégico do Futebol Brasileiro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, na segunda – feira, dia 6. Foi consenso entre os participantes a necessidade de uma reforma nas categorias de base e na formação de técnicos para os clubes, embora nenhuma medida tenha sido anunciada para concretizar estas mudanças.

PERSONAGENS

Diferentemente de algumas Copas onde um jogador é apontado como carrasco e único culpado pela derrota ou desclassificação. No mundial do Brasil, os brasileiros apontaram vários jogadores como vilões da fatídica e vergonhosa goleada alemã. Entre eles estão alguns jogadores como Dante, Hulk, Fred, Bernard, Júlio Cesar em alta com amarelinha desde a conquista da Copa das Confederações, em 2013, hoje esses atletas tentam voltar à seleção e recuperar o prestígio perdido.

Dante e Hulk eram praticamente desconhecidos diante a torcida brasileira. Conheceram o pior lado da fama. O zagueiro entrou no lugar de Thiago Silva na fúnebre semifinal. Sem força, Hulk saiu no intervalo sem marcar um gol na Copa. Fred praticamente não tocou na bola, enquanto Júlio César a viu balançar as redes sete vezes. A Bernard coube a ingrata missão de substituir Neymar por decisão de Felipão, que contrariou o conselho de observadores.

ELIMINATÓRIAS

A próxima competição da seleção serão as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e Dunga admite que o Brasil terá dificuldades para se classificar. Questionado sobre a possibilidade de a CBF entrar com recurso para diminuir a suspensão de Neymar, recebida durante a Copa América, ele se negou a falar sobre o assunto. "Vai ser uma eliminatória complicada, mas todas as outras também foram. Em quase todas só nos classificamos (para a Copa) na última rodada", considerou o treinador.