A partir desta sexta-feira (11), os campo-grandenses podem circular sem máscara em ambientes abertos como praças e parques. A flexibilização consta em decreto publicado no Diogrande. Contudo, o item de proteção facial continua obrigatório em ambientes fechados.
A decisão em liberar o uso nos espaços abertos leva em consideração a redução dos casos de covid-19 e o avanço da vacinação. Segundo o texto do projeto, entre janeiro e março deste ano, os casos positivos de covid-19 reduziram 43% e, a cobertura vacinal totaliza 73% de público com esquema vacinal completo.
Decreto estadual
Na última quinta-feira (10), o governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto que desobriga o uso de máscara em locais fechados. A medida também leva em consideração o cenário da pandamia no estado. Mas, a Secretaria de Saúde reforçou que os municípios podem decidir por continuar exigindo o uso do protetor facial.
Nesta sexta-feira (11), a pasta publicou resolução no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul em que recomenda (e não obriga) o uso da máscara em escolas, transporte coletivo e de aplicativo de carros, unidades de saúde públicas e privadas; ambientes fechados com aglomeração de pessoas; pessoas imunossuprimidas ou com doenças graves e para quem convive em instituições de longa permanência e de privação de liberdade.
A recomendação também abrange pessoas com mais de 60 anos; pessoas com sintomas gripais; não vacinados e quem ainda não completou o esquema vacinal.