
Durante esta semana, vamos publicar uma série de matérias sobre os novos nomes que estão entrando, ou retornando, ao SPFW. Todo dia, você vai conhecer o trabalho de algum new designer ou saber mais sobre a volta de um veterano fashion que decidiu fazer seu comeback às passarelas. Confira aqui o line-up completo e não perca!
De onde veio: apesar de não ter propriamente deixado o SPFW, o sentimento de retorno é inevitável. Alexandre Herchcovitch continua fazendo parte do line-up, mas, nesta edição, empresta seu talento a À La Garçonne, antiquário de Fábio Souza, que volta a investir em roupas neste ano.
O melhor da marca: Alexandre Herchcovitch leva à passarela o resultado de um processo desafiador, que mostra como seu trabalho é versátil. Desta vez trabalhando para uma etiqueta, ele misturou seu gosto pessoal aos códigos da À la Graçonne e criou peças atuais a partir de modelos antigos cheios de história. A sustentabilidade permeia toda a coleção, já que há reaproveitamento de materiais, tecidos, acessórios e uma linha de sapatos veganos. "A presença do Alexandre traz um olhar contemporâneo importante, só que a marca fala do vintage, do retrô, do antigo… Não tem como eu não fazer a minha parte, que é trazer para ele algo que eu ache muito bacana, que pode ser revisitada. Isso sempre vai ter", diz Fábio Souza. A sintonia do casal foi essencial já que a equipe que está preparando o desfile é minúscula, como mostramos no nossoELLE Live.
O que esperar do desfile: Não espere as musas de Alexandre na passarela. A história aqui é criar uma identidade própria para a label de Fábio. "A única referência da à La Garçonne é a própria À La Garçonne que nunca fez desfile. Esse é um assunto leve, sem muita pressão. Terá masculino e feminino juntos e eu não estou preocupado com a estação", diz Alexandre. "Não vai ser outono/inverno. É o desfile 1, de 2016, da À La Garçonne. Em outubro, será o desfile 2 da À La Garçonne. Essa dicussão de desfilar o que quiser e quando quiser é pertinente e cabe muito na história da marca", finaliza.
Contexto fashion: Por não apoiarem uma moda perecível, que não é influenciada pelas estações, a discussão da sustentabilidade fica ainda mais forte. O reuso é palavra de ordem nas criações da dupla. Há tecidos feitos com matéria-prima reciclada, como garrafa pet, o tingimento é não polui o ambiente e materiais que já estão no mundo, como a borracha de câmera de pneu, ganham novos significados. "Você precisa se adaptar. Esse é um assunto novo, mas que, com o passar do tempo, vai passar pelo lado empresarial. É preciso investir em tecnologia, usar tecidos reciclados. O metal do zíper, no futuro, tem que ser feito a partir de uma coisa que já foi outra um dia. Essa conversa que está só iniciando.", declara Fábio.
O lado business: "Meu sonho é que uma cortina fosse aberta atrás da passarela e as peças estivessem lá atrás, para as pessoas comprarem, mas isso vai ser dificil por causa do tempo", revela fábio. Quem ficou interessado, vai poder conferir o resultado na loja da À La Garçonne, em São Paulo, e na NK Store paulista e carioca. O que foi apresentado no desfile chega em no máximo dois meses, mas isso não significa que será apenas uma leva. A ideia é ir inserindo novos itens assim que eles ficarem prontos, independente de coleção. Há camisetas e moletons, por exemplo, que não estarão necessariamente no SPFW, que podem entrar a qualquer momento.