
Manter um estilo de vida saudável não é modismo. É uma necessidade. E é por isso que cada vez mais pessoas procuram adotar um estilo de vida que tenha alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, certo? Mais ou menos. Paralelamente a decisões assim, muitas pessoas partem para mudanças de hábitos sem orientação profissional, e aí surgem grandes riscos.
Outro problema é que apesar da popularização do “estilo de vida fitness” ainda é grande o número de pessoas que justificam falta de tempo o principal motivo para não se exercitar e muito menos comer de maneira saudável. A falta de tempo pode sim ser um vilão nessas horas, mas não pode ser desculpa.
O ortopedista João Paulo Freitas de Almeida e a dentista Carla Jorge Sanches têm a vida corrida devido aos compromissos de suas profissões, vida pessoal e família. Mesmo assim, encontram um tempinho para cuidar do corpo e procuram se alimentar de maneira saudável.
Uma das combinações do casal é praticar exercícios físicos sempre que podem, seja em modalidades ao ar livre ou na academia. Outra combinação é a alimentação e a identificação de tempo suficiente para cada coisa, no dia a dia, desde o trabalho, o cuidado com a família e a manutenção da saúde.
Pela manhã ou no finalzinho do dia, Carla e João Paulo sempre destinam um horário para manter a forma nunca sem antes de uma preparação específica, como alongamento. João Paulo afirma que grande parte dos casos de lesões que ocorrem em academias está relacionada a esforço excessivo ou falta de preparação.
Segundo ele, dois terços das lesões provêm de rotinas irregulares que poderiam ser evitadas com uma dieta bem estruturada. Manter a alimentação saudável é importante para que uma pessoa possa se exercitar sem correr risco de lesões. Hoje, uma solução muito usada por adeptos de “puxar ferro” são as famosas marmitas. Além de econômicas, as marmitas são ideais para quem não tem tempo e precisa fazer todas as refeições necessárias do dia. Ainda assim, é preciso ter conhecimento das necessidades de calorias de cada pessoa – definição que pode ser feita apenas por um profissional em Nutrição.
Carla disse que suas marmitas a acompanham diariamente e que a definição do cardápio foi feita com base em suas necessidades diárias, considerando que se exercita com frequência. “Quando você se propõe a fazer uma dieta por conta própria, sem querer está se expondo a riscos. O acompanhamento é importante, porque só o médico é capaz de criar uma dieta adequada, de acordo com suas necessidades”, disse a dentista.
Uma boa nutrição é, sem dúvida, o primeiro passo para quem quer mudar de vida. “Mudar a alimentação ‘da noite para o dia’ pode prejudicar a pessoa fisicamente e gerar problemas de saúde. O acompanhamento de um nutricionista é indispensável nessa primeira fase de adaptação a uma nova rotina”, acrescenta João Paulo.
Segundo João Paulo de Almeida, o número de lesionados aumentou muito também devido a esforços excessivos e sem acompanhamento. “Sentir dores após fazer exercícios nem sempre é um bom sinal. O acompanhamento de um profissional, tanto na academia quanto na dieta, é indispensável. E não importa qual seja o propósito de cada um, todas as pessoas precisam de acampamento profissional”, afirma.
O mesmo vale para o trabalho. Se esforçar fisicamente requer uma série de cuidados. Por isso, encontrar tempo para atividades físicas regulares e manter alimentação saudável – mesmo com as “escapadinhas” para comer fora de casa em finais de semana – são boas atitudes para quem quer ter vida saudável, arrematam João Paulo e Carla.