Veículos de Comunicação

Spfw

Uma coleção feita por detentos vai desfilar na SPFW

O Projeto Ponto Firme é capitaneado pelo designer Gustavo Silvestre que ensina crochê em penitenciárias masculinas.

Uma coleção feita por detentos vai desfilar na SPFW

Na 45ª edição da São Paulo Fashion Week, uma estreia promete chacoalhar a Semana de Moda já no primeiro dia de evento. No sábado (21.4), Gustavo Silvestre apresenta o seu Projeto Ponto Firme — uma iniciativa que, há dois anos, ensina técnicas de crochê para presidiários. O desfile será 100% composto por peças desenvolvidas pelos detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, com fios doados pela Círculo S/A.

“Quando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar o crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem”, relembra Silvestre sobre o projeto que também rende aos participantes uma certificação de remissão de pena. “Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile no SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa.”

 

projeto ponto firme

 

Foram nove meses para completar a coleção que veremos na passarela do sábado (21.4), tudo inspirado no dia a dia dos detentos e em seu sonho de liberdade. “O SPFW tem como premissa transformação, educação e formação.Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, ressalta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. Depois da apresentação, as peças da coleção serão expostas no Museu da Resistência de São Paulo.