A programação em comemoração aos 77 anos de emancipação político-administrativa de Aparecida do Taboado teve continuidade na noite de quarta-feira (24/09), com a entrega do Título de Cidadão Honorário Aparecidense e da Comenda “Brondel Antônio de Queiroz”. As homenagens foram promovidas pela Câmara Municipal e pela Prefeitura, respectivamente.
O plenário do Legislativo municipal ficou completamente lotado. Familiares, autoridades e convidados prestigiaram a cerimônia que celebrou personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade, que completa aniversário no próximo domingo, dia 28 de setembro.
Ao todo, 11 pessoas foram agraciadas com o Título de Cidadão Honorário Aparecidense, entre elas, o ex-governador Reinaldo Azambuja e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro.
Em discurso, Reinaldo Azambuja disse estar honrado com o reconhecimento e destacou seu compromisso contínuo com Aparecida do Taboado, ressaltando ações realizadas durante suas gestões à frente do Governo do Estado.
Já Gerson Claro lembrou sua relação com a cidade desde 1997 e ressaltou o vínculo político e de amizade com os gestores que administraram o município ao longo dos anos, incluindo o atual prefeito, José Natan.
Além das autoridades políticas, também foram homenageadas personalidades com histórico de contribuição social, geração de empregos e fortalecimento da economia local:
Almir Albino da Costa, Leonardo Rodrigues Paladini, Nilza Rossito de Aguiar Carneiro, José Milton do Nascimento, Márcio Botelho de Oliveira, Gisley Evangelista Aguiar, João Paulo Hidalgo Cerzósimo, Vanda Pelegrino Inesta e Márcio Vieira Torres.
O presidente da Câmara, vereador Ber Galter, parabenizou os homenageados e afirmou que a Casa continuará reconhecendo aqueles que contribuem para o progresso de Aparecida do Taboado.
Já a Comenda “Brondel Antônio de Queiroz”, instituída em 2022 na gestão do prefeito José Natan, foi entregue a quatro nomes de destaque:
- Dr. Geovaine Marques de Oliveira (ex-prefeito);
- Maria da Silva Ferreira (ex-presidente do Lar dos Idosos “Vicente Marques de Queiroz” e da Casa da Amizade);
- Djalma Lucas Furquim (in memoriam, ex-prefeito);
- José Parrela (in memoriam, ex-prefeito de Ibaté/SP e benfeitor do Leilão Direito de Viver, realizado anualmente em Aparecida do Taboado pelo Grupo Bom Samaritano em prol do Hospital de Amor).
Instituída pela Lei nº 1.712, de 16 de agosto de 2022, a honraria tem como objetivo reconhecer e homenagear cidadãos que se destacam pelo relevante serviço prestado ao município, seja na vida pública, privada ou profissional.
A comenda leva o nome de Brondel Antônio de Queiroz, figura emblemática da história aparecidense, conhecido por sua dedicação às tradicionais Festas de Santos Reis e São Sebastião e por sua constante disposição em ajudar o próximo, sempre com generosidade e altruísmo.
“É um prazer e uma grande honra reconhecer o trabalho das pessoas que estão sendo homenageadas nesta ocasião. Elas muito fizeram por nossa comunidade e são verdadeiros patrimônios do nosso município”, declarou o prefeito José Natan As homenagens integram a série de eventos que celebram os 77 anos de emancipação do município, reafirmando o compromisso das instituições locais com o reconhecimento de quem constrói o presente e o futuro de Aparecida do Taboado.