Um passo importante na promoção da saúde infantil foi dado nesta segunda-feira (18) com o lançamento oficial do Programa Cárie Zero, iniciativa da Prefeitura que tem como meta transformar a realidade bucal de mais de 2 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O evento marcou também a assinatura do primeiro contrato de gestão voltado à execução do programa.
Idealizado pela administração do prefeito José Natan, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, comandada por Daiane Pupin, e de Educação, sob a gestão de Luciana Cavalcante, o programa está regulamentado pela Lei Municipal nº 1.853/2025, que oficializa sua implantação.
A cerimônia foi realizada na Escola Municipal João Luiz Pereira, reunindo autoridades, educadores, profissionais da saúde, pais e alunos. Também participaram apresentações culturais de teatro e dança protagonizadas por estudantes, que abordaram de forma lúdica a importância da escovação correta.
Educação e prevenção na base do projeto
O Programa Cárie Zero foi estruturado com foco em ações educativas e preventivas, com objetivo de reduzir significativamente os índices de cárie entre os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As principais medidas incluem:
- Distribuição de kits de higiene bucal (escova, creme dental e fio dental);
- Restauração de dentes cariados nas Unidades de Saúde da Família (ESFs);
- Visitas periódicas às escolas para aplicação de flúor e escovação supervisionada;
- Inclusão do tema “saúde bucal” no currículo escolar com material paradidático;
- Monitoramento contínuo dos índices de cárie, com metas de redução progressiva.
Além da escola onde o programa foi lançado, outras três unidades também serão contempladas: João Chama, Professor Jesus José de Souza e Coronel João Alves Lara, garantindo cobertura a toda a rede municipal.
“Um futuro mais saudável para nossas crianças”, diz prefeito
Durante a solenidade, o prefeito José Natan destacou o impacto social da iniciativa.
“Com o Programa Cárie Zero, o município dá um passo decisivo rumo à construção de um futuro mais saudável para nossas crianças, integrando educação, saúde e cidadania em uma política pública de impacto direto e duradouro”, afirmou.
Ele também ressaltou o papel essencial dos pais e responsáveis na consolidação dos resultados, reforçando que o sucesso do programa depende do engajamento de toda a comunidade escolar.
O prefeito agradeceu ainda o apoio da Câmara Municipal, que aprovou a proposta, viabilizando a execução das ações dentro das escolas com acompanhamento especializado.
Autoridades e comunidade presentes
O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Tenente Ávila, da primeira-dama Verônica de Paula, além de secretários municipais, adjuntos, diretores escolares, vereadores como Ber Galter (presidente da Câmara), Dra. Amanda Tolentino, Jucleber Bim e Matheus Costa. Professores, pais e alunos também participaram.
Assista a reportagem do RCN Notícias: