Veículos de Comunicação

Aparecida do Taboado

Seminário Regional de Trânsito e Mobilidade é realizado em Aparecida do Taboado

Evento reúne gestores e profissionais do “Vale da Celulose” para discutir segurança viária e mobilidade urbana.

Seminário discute a mobilidade urbana e o trânsito na região (Foto: Tony Fernando/Cultura FM)
Seminário discute a mobilidade urbana e o trânsito na região (Foto: Tony Fernando/Cultura FM)

Teve início nesta quinta-feira (21/08), em Aparecida do Taboado, o 1º Seminário Regional de Trânsito e Mobilidade. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MS) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Com o tema “Construindo cidades mais seguras”, o seminário segue até esta sexta-feira (22), com programação realizada no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa reúne gestores públicos, especialistas e profissionais do setor com o objetivo de debater políticas públicas para a melhoria da mobilidade urbana e da segurança no trânsito.

As atividades incluem palestras voltadas ao público em geral, além de encontros técnicos direcionados a motoristas de órgãos públicos, instrutores e demais profissionais de centros de formação de condutores.

Representantes das forças de segurança também participaram (Foto: Tony Fernando/Cultura FM)

O evento conta com a participação de representantes das repartições de trânsito de diversas cidades da região do “Vale da Celulose”, incluindo Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas e da própria cidade anfitriã.

Segundo a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, o seminário aborda temas fundamentais para o contexto atual da mobilidade urbana, como o uso de ciclomotores e bicicletas elétricas, regulamentação de mototáxi e motofrete, transporte escolar, educação para o trânsito, além da adequação dos municípios às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e às portarias da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).