Veículos de Comunicação

Obras

Agesul lança penúltima licitação para conclusão do Aquário do Pantanal

Governo do Estado diz que conclusão da estrutura do Aquário do Pantanal está prevista para dezembro deste ano

Animais vão ficar em 32 tanques, sendo 24 internos e oito externos - Divulgação
Animais vão ficar em 32 tanques, sendo 24 internos e oito externos - Divulgação

Apenúltima licitação para conclusão do Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira – conhecido como Aquário do Pantanal – foi aberta pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). O processo licitatório foi publicado no dia 1º de fevereiro e visa concluir as instalações elétricas do prédio. 

A última licitação é para “automação” e deve ser publicada nos próximos dias, segundo o governo do Estado.

Das 12 frentes de trabalho no Aquário, 11 já foram licitadas e alguns serviços foram concluídos, como a substituição dos vidros e a cobertura metálica. A instalação do Revestimento Composto (Monocapa) também já está próximo de ser finalizado, conforme o governo.

A princípio, as três últimas frentes (elétrica, civil e automação) seriam lançadas de forma conjunta, mas a equipe técnica decidiu dividir em três partes, alegando garantir maior participação de empresas licitantes. Por esse motivo, o número de frente de trabalho aumentou de 10 para 12.

Em relação aos serviços da parte civil, as empresas interessadas entregaram na quarta-feira (3) a documentação necessária. Após a verificação dos documentos, o processo licitatório será retomado.

A estrutura conta com um panorama dividido em: Seis frentes em execução (Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho, Climatização, Estrutura Metálica e Revestimento de Alumínio Composto), duas frentes concluídas (Substituição dos Vidros e Cobertura Metálica) e quatro frentes em fase de licitação (Sistema de Suporte à Vida, Civil, Elétrica e Automação).

O Aquário do Pantanal deve ser entregue em dezembro deste ano, segundo o governo do Estado. Alguns editais estão com prazo final para depois desta data, mas, de acordo com a equipe técnica, a medida tem como objetivo preparar para possíveis mudanças que possam atrapalhar a execução da obra.

Estrutura

O Aquário do Pantanal está localizado no Parques da Nações Indígenas, em Campo Grande, e terá ao menos 12 mil animais da ictiofauna pantaneira (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Os animais vão ficar em  32 tanques (24 internos e 8 externos). Segundo a Agesul, serão disponibilizados 5,4 milhões de litros de águas e um sistema de suporte à vida com condições reais de habitat. A Agesul aponta que o local é uma grande promessa de economia, turismo e ciência para Mato Grosso do Sul.