Vazamento de água tratada recorrente na Chácara dos Poderes, em Campo Grande, incomoda moradores da região. Segundo a supervisora de vendas Rita Ferreira, 35, a situação persiste há mais de 20 anos porque não há pavimentação asfáltica e rede subterrânea, deixando o encanamento exposto. “A equipe da Águas veio recentemente fazer um reparo, mas não adianta arrumar o cano e colocar terra por cima, porque o problema vai voltar na primeira chuva”, disse.
De fato, a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto da capital, fez os reparos cabíveis no local, no entanto, pontuou que é de responsabilidade da prefeitura realizar a pavimentação asfáltica para cessar de vez o problema.
Rita, que mora em frente ao local onde o cano estoura, disse a situação persiste mesmo após os reparos. “Choveu a água vem e abre o cano aqui, estoura tudo e já ficou assim três, quatro dias jorrando água sem parar e aí, como estoura a tubulação bem em frente à minha casa eu acabo ficando sem água, os animais que eu tenho em casa, tudo sem água. E é nossa água potável sendo desperdiçada devido a um mal planejamento, uma coisa que não foi bem feita”, relatou.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro, Rubens Moraes, foi feito um estudo, com georreferenciamento em um mapa, para apontar todas as áreas e estradas do bairro que estão com problema, afim de ajudar a solucionar de vez as questões. “Esse é um estudo que está à disposição do Poder Público para que a gente efetive uma Parceria público-privada e quando vier o setor de obras ou as empresas que prestam serviço para o município, elas possam agir pontualmente nos problemas”, explicou.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Campo Grande e, em nota, o município informou que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sisep), faz a manutenção semanal da malha viária da Chácara dos Poderes, que tem mais de 50 Km.