Veículos de Comunicação

NEGÓCIOS & BRANDING

Arcaffo amplia atuação para oito estados e quatro países e projeta crescimento de 70% em 2026

Ordo Legatum reúne empresários interessados em autoconhecimento e gestão baseada em valores

Equipe da Arcaffo na sede ampliada do estúdio de branding, em Campo Grande - Foto: Divulgação
Equipe da Arcaffo na sede ampliada do estúdio de branding, em Campo Grande - Foto: Divulgação

A Arcaffo, estúdio de gestão estratégica e branding sediado em Campo Grande, vive uma fase de expansão que alcança oito estados brasileiros e quatro países. Às vésperas de completar dez anos, a empresa projeta crescimento de 70% em 2026, impulsionada pelo lançamento do Ordo Legatum, clube de empresários baseado em formação humana e autoconhecimento.

Criado pelos sócios-diretores Arthur Fava, Luiz Paulo Pacheco e Fabrício Rodrigues, o clube reúne empresários interessados em trabalhar filosofia, antropologia, psicologia e teologia aplicadas à gestão de marca.

“Nosso objetivo é preparar empresários para lidarem com pessoas, se relacionarem melhor e terem domínio mais pleno e seguro de seus negócios, promovendo imersões com conteúdos em humanidades”, explica Fava.

A Arcaffo possui um time de dez colaboradores e registra crescimento de mais de 260% nos últimos anos, resultado de uma metodologia própria de branding que combina valores atemporais e princípios cristãos. O nome da empresa, que é um acrônimo para arquitetura, café e fotografia, também carrega dois “F” que representam fé e família.

“Nossos valores pessoais são indissociáveis do que propomos como marca. A fé estrutura nosso propósito de elevar a cultura no Brasil”, destaca o sócio-diretor.

O Ordo Legatum, que já conta com 20 membros, funciona na sede ampliada da Arcaffo, em Campo Grande. Os encontros têm fomentado o empreendedorismo no Centro-Oeste.

“Estamos há quase dez anos fortalecendo o branding no Mato Grosso do Sul e vendo o Centro-Oeste se tornar cada vez mais independente do Sudeste”, afirmam os diretores.

Ao longo da trajetória, a Arcaffo já atendeu mais de 400 marcas e desenvolveu uma metodologia chamada BCI — Branding, Comportamento e Imagem, baseada em estudos da Gestalt e em fundamentos antropológicos.

“Ajudamos o empresário a desenvolver propósito com uma abordagem que une autoconhecimento, planejamento e gestão estratégica”, ressalta Fava.

Entre os cases recentes, estão a confeitaria Cake 67, a galeria Sacralitá, a Holding HG e a ON Joias.

“A ON Joias aumentou 30% do faturamento; a HG teve o posicionamento de suas 13 marcas reorganizado; e a Sacralitá teve a estratégia da marca e o lançamento de um livro premiado em design estruturados por nós”, completa o diretor.

Com sede em Mato Grosso do Sul, a Arcaffo aposta na formação empresarial e no desenvolvimento do ecossistema criativo do Estado. A expectativa é que o Ordo Legatum e os novos mercados ampliem a influência da marca e reforcem o protagonismo do Centro-Oeste no cenário nacional de branding.