Uma base móvel da Guarda Civil Metropolitana foi instalada nesta quinta-feira (1º) na região central de Campo Grande. A unidade, localizada em frente à Morada dos Baís, funcionará diariamente das 8h às 22h e permanecerá no local por 31 dias.
A medida marca a terceira fase da Operação Campo Grande Mais Segura, que integra esforços da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e Polícia Civil para ampliar o patrulhamento em áreas de maior vulnerabilidade social. Antes do Centro, a operação passou pelas regiões do Prosa e Lagoa.
A estrutura conta com ônibus operacional, viaturas, motocicletas e equipes especializadas, incluindo a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, ROMU, equipe de trânsito e motopatrulhamento. A previsão é de que de oito a dez viaturas circulem diariamente pelo Centro.
Comerciantes e moradores avaliam a presença da base como positiva. O diretor da Associação Comercial de Campo Grande, Paulo de Matos Pinheiro, afirmou que a iniciativa pode ajudar a reduzir furtos e roubos na região.
Já o técnico em eletrônica Edson José da Rocha, morador do Centro, destacou que a presença da Guarda traz “alívio para quem precisa transitar pelo local à noite, quando a sensação de insegurança é maior”.
A operação segue até o fim de agosto com ações preventivas e repressivas. Segundo balanço das últimas semanas, a base móvel já esteve em bairros como Mata do Jacinto e Vila Fernanda, registrando 696 abordagens e 497 veículos fiscalizados, além de operações específicas como “Ferro-Velho” e “Cerol”.