Concorrendo com mais de 5 mil propostas de todo o Brasil, Campo Grande foi classificada em 11° lugar em promoção da igualdade racial. A posição garantiu a Capital a premiação de um veículo modelo Pulse e um kit equipagem, oferecidos pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (13).
A pasta responsável pelas políticas do setor, Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), participou do Projeto Equipagem para órgão de promoção da igualdade racial Pró Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, aberto para envio de Propostas, onde cada Município do Brasil teve a oportunidade de concorrer, com apresentação de projetos.
A prefeita Adriane Lopes participou do ato de entrega e ressaltou a importância das políticas públicas e do reconhecimento do trabalho realizado. “Nós nos destacamos a nível nacional entre mais de 5 mil projetos, pelo compromisso que temos com políticas públicas e esse material vai ajudar a alcançar ainda mais pessoas”.
“É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido por nós com muito amor e dedicação e que devolve a dignidade às pessoas, entendemos que a população necessita dessas políticas e buscamos isso. A qualidade do nosso serviço é reconhecida através de momentos como esse”, acrescenta Rosana Anunciação, coordenadora de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da SDHU.
Além do veículo, o kit equipagem contém um refrigerador, um bebedouro, uma impressora, cinco computadores e um televisor, que serão utilizados para atender as demandas da Coordenadoria de Políticas de Promoção da igualdade racial de Campo Grande.
“Esse material vai fazer muita diferença no nosso trabalho, principalmente o veículo durante as visitas às comunidades quilombolas e tantas outras que desenvolvemos nosso trabalho”, conclui o subsecretário da SDHU, Amadeu Borges.
Pró Direitos Humanos
Instituído pelo Decreto Nº 10.520, de 06 de outubro de 2020, e regulamentado pela Portaria no 20, de 21 de janeiro de 2021, o Programa de equipagem e modernização da infraestrutura dos órgãos, entidades e instâncias colegiadas públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos – Pró-DH visa contribuir para a modernização da infraestrutura, ampliação de serviços e integração e fortalecimento de políticas públicas que utilizam espaços e equipamentos de promoção e defesa de direitos da família; crianças, adolescentes e jovens; mulheres; pessoas idosas; pessoas com deficiência; população negra e povos e comunidades tradicionais.
O Programa busca fortalecer os Conselhos Tutelares, os Conselhos de Direitos, e os espaços e equipamentos públicos de prestação de serviços voltados para a promoção e defesa de direitos humanos nos estados, Distrito Federal, e nos municípios, por meio da doação de bens móveis necessários a desempenho de suas funções institucionais.
Para participar do Programa, os órgãos, as entidades e as instâncias colegiadas devem se inscrever nos editais de chamamento público lançados pelo Ministério e comprovar que desenvolvem ações destinadas à promoção de direitos humanos e que possuem capacidade institucional para a guarda e a manutenção dos bens recebidos.
*Com infomrções de Prefeitura de Campo Grande