Veículos de Comunicação

INFRAESTRUTURA

Campo Grande intensifica serviços e registra avanços na limpeza e iluminação

Balanço anual aponta números expressivos em limpeza, iluminação pública, manutenção de vias e reformas de pontes no município

Trabalhos envolveram desde a limpeza de bocas de lobo até patrolamento de estradas rurais e modernização da iluminação pública - Foto: Divulgação/Prefeitura de CG
Trabalhos envolveram desde a limpeza de bocas de lobo até patrolamento de estradas rurais e modernização da iluminação pública - Foto: Divulgação/Prefeitura de CG

A programação diária voltada à limpeza urbana, manutenção de vias e conservação da área rural conseguiu agilizar o atendimento às demandas em Campo Grande. Os trabalhos envolveram desde a limpeza de bocas de lobo e coleta de resíduos sólidos até a manutenção de estradas rurais, iluminação pública e reformas de pontes em diferentes regiões do município.

Ao todo, Campo Grande conta com mais de 80 mil bocas de lobo, e as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), em conjunto com a concessionária responsável pela limpeza urbana, Solurb, mantiveram uma média mensal de 5 mil a 6 mil unidades limpas. Além disso, mais de mil reparos foram realizados em bocas de lobo e bueiros do tipo Poço de Visita (PV) ao longo do ano.

Na área de limpeza urbana, a concessionária recolheu 267.364,41 toneladas de resíduos sólidos domiciliares e comerciais. O serviço de roçada também teve grande alcance, com 20.101.136,67 metros quadrados de roçada mecanizada com máquinas costais e 6.111.506,21 metros quadrados executados com o uso de trator. As equipes ainda atuaram intensamente na remoção de árvores derrubadas pelas chuvas, em podas preventivas e no combate a pragas em canteiros de avenidas e praças.

O setor de iluminação pública registrou cerca de 100 mil atendimentos durante o ano, incluindo troca de lâmpadas, reparos em luminárias, reposição de fios furtados e substituição de equipamentos tradicionais por luminárias de LED Solar. A Sisep também avançou na implantação de iluminação em praças e campos de futebol, ação iniciada no ano anterior.

Já a Divisão de Manutenção de Vias Não Pavimentadas executou, em 2025, a limpeza de 425.374,08 metros quadrados de ruas e avenidas sem asfalto, além de 372.351,33 metros quadrados de patrolamento e 80.609 metros cúbicos de cascalhamento.

Na zona rural, os serviços foram ampliados, com 2.087.180 metros quadrados de patrolamento e 4.909.067 metros quadrados de cascalhamento, garantindo melhores condições de tráfego e escoamento da produção.

O balanço inclui ainda a reforma de pontes de madeira e de concreto em diversos pontos do município, como nas estradas CG-284 (Rio Formoso), CG-462 (Córrego Guariroba), CG-164 (córregos Mateira e Retiro), CG-222 ramal 01 (Córrego Ceroula), CG-040 e nas estradas CG-286 e CG-342, sobre o Rio Anhanduí.

*Com informações da Prefeitura de Campo Grande