Veículos de Comunicação

Ipca

Campo Grande tem terceira maior inflação do país em abril entre as capitais

Índice ficou em 1,21% e apresenta redução de 0,52 pontos percentuais em relação ao mês de março.

Grupo de alimentação e bebidas é o que mais contribuiu para inflação em abril no país. - Foto: Divulgação
Grupo de alimentação e bebidas é o que mais contribuiu para inflação em abril no país. - Foto: Divulgação

Campo Grande registra a terceira maior inflação entre as capitais brasileiras em abril, conforme aponta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (11).

Em abril, os preços medidos pelo IPCA ficaram em 1,21% na capital de Mato Grosso do Sul, colocando Campo Grande empatada com Belém (PA) e Brasília.

Os maiores índices do país foram registrados no Rio de Janeiro (1,39%) e Aracaju (1,36%).

Em comparação com o mês de março, a inflação em Campo Grande apresenta redução de 0,52 ponto percentual. Naquele mês, o índice registrado ficou em 1,73%.

Já nos últimos 12 meses, a inflação aumentou 0,76 pontos percentuais, passando de 12,06% para 12,82%.

No país, o IPCA de abril ficou em 1,06%, abaixo dos 1,62% registrados em março.

Os grupos que mais contribuíram para o índice nacional no mês passado são o de Alimentação e bebida, Transportes e, na sequência, Saúde e cuidados pessoais.

O resultado do grupo alimentação e bebidas (2,06%) decorre principalmente da alta observada nos preços dos alimentos para consumo no domicílio (2,59%). A maior contribuição (0,07 pontos percentuais) dentro do grupo veio do leite longa vida, cujos preços subiram 10,31% em abril. Além disso, foram registradas altas em diversos outros componentes importantes da cesta de consumo dos brasileiros, como a batata-inglesa (18,28%), o tomate (10,18%), o óleo de soja (8,24%), o pão francês (4,52%) e as carnes (1,02%).