
A formação de um ciclone extratropical entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9) deixa Mato Grosso do Sul em alerta para rajadas de vento e chuva forte. Embora o centro do sistema atue sobre o Sul do Brasil, a intensificação da baixa pressão atmosférica próxima ao Paraguai e ao nordeste da Argentina aumenta as áreas de instabilidade em MS.
O risco maior ocorre na terça-feira (9), quando o ciclone estará completamente organizado e a diferença de pressão atmosférica deve intensificar o vento sobre o território sul-mato-grossense. A presença de nuvens muito carregadas pode provocar chuva forte em pouco tempo, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas intensas. A instabilidade deve persistir até quinta-feira (11), mas atualizações da situação climática são diárias e o Climatempo reforça que podem haver mudanças.
Campo Grande
Campo Grande tem pancadas de chuva e trovões em todos os períodos do dia, com possibilidade de queda de granizo à noite. A máxima é de 30°C.
Dourados
Dourados atinge os 27°C, com pancadas de chuva e trovoadas em todos os períodos do dia.
Três Lagoas
Os termômetros de Três Lagoas marcam 31°C, com chuvas em todos os períodos do dia e possibilidade de queda de granizo à tarde e à noite.
Costa Norte
Coxim e Sonora têm ventos moderados no período vespertino, e pancadas de chuva atingem os municípios em todos os períodos do dia; ambos atingem os 30°C.
Pantanal
Em Corumbá, a máxima é de 32°C, com pancadas de chuva em todos os períodos do dia. Porto Murtinho tem o mesmo cenário climático, mas a máxima é de 32°C.