Veículos de Comunicação

Em Campo Grande

De "cospobre" aos mais sofisticados, público aposta em cosplay no 1º dia de Parada Nerd

Evento começou nesta tarde e reuniu diversas pessoas, entre crianças e adultos, com dia livre de ingresso. Programação segue até domingo no Bosque Expo

Evento começou nesta tarde e reuniu diversas pessoas, entre crianças e adultos, com dia livre de ingresso. Programação segue até domingo no Bosque Expo - Foto: Isabelly Melo/CBN CG
Evento começou nesta tarde e reuniu diversas pessoas, entre crianças e adultos, com dia livre de ingresso. Programação segue até domingo no Bosque Expo - Foto: Isabelly Melo/CBN CG

Logo na entrada, a fila já mostrava o que seria a 7ª edição da Parada Nerd: muita gente reunida por um gosto em comum, o universo do mundo pop. O primeiro dia de evento contou com entrada gratuita, uma das novidades deste ano, e reuniu cosplayers desde os mais elaborados até dos “cospobres”.

Amante do universo geek, Gildo Pereira Neto saiu do que considerava um cosplay feito “como dava” nas últimas edições para algo mais elaborado nesse ano. Vestido de combatente do jogo Call of Duty, o atendente de farmácia estava empolgado para mostrar o traje.

Cosplay escolhido por Gildo Neto para o 1º dia no evento

“Nos dois últimos anos foram mais ‘cospobres’, tipo, peguei o que tinha disponível e fiz. Em 2018 fiz de Rick and Morty e em 2019 fiz uma versão de Red Dead Redemption 2, mas há uns dois anos atrás eu entrei pro airsoft de cabeça, eu gosto bastante de artigos militares então foi isso que eu tinha em mente pra esse ano”, contou sobre a escolha.

Empenhada na disputa de cosplay, uma das atrações da Parada Nerd, Tiemi Kanatsu coleciona histórias com o evento, sem nem saber qual foi a sua primeira edição. Ela classificou o período sem o evento como “torturante”, ainda mais sem poder exibir o que mais ama fazer, cosplay.

Tiemi Kanatsu, já na expectativa para a disputa de domingo

“É uma relação muito duradoura, faz quase 10 anos eu faço cosplay, eu comecei por causa de jogos. Foi horrível ficar sem. Me preparei bastante esse ano, hoje vim de um cosplay que eu já fiz ano passado, na verdade é um improviso de uma personagem que eu gosto”, contou. Tiemi também preparou um cosplay especial para domingo, dia da competição oficial, e promete surpreender, já que o nível do evento desse ser mais forte neste ano.

“Tem muita gente com cosplay muito bom, então esse ano eu preparei algo melhor que os outros anos, pra não ficar em 5º lugar. To um pouco nervosa, ansiedade tá batendo, mas confiante”, disse.

Entre um estande e outro vários personagens se misturavam pela Parada Nerd no primeiro dia do evento que reúne a comunidade do pop e geek durante três dias. Teve quem nem conseguiu dormir direito de tão ansioso.

Recém completado 9 anos, Raphael de Oliveira foi à Parada pela segunda vez e, na expectativa pelo evento, não conseguiu dormir direito. “Eu acordei de madrugada pra confirmar que era hoje mesmo. Já é a minha segunda vez e eu to animado”, contou o fã de Naruto, que foi a caráter.

Irmão do Rapha, Bejamin Henrique Sousa, de 7 anos, estreou no evento vestido do personagem principal do anime. “To muito feliz, animado e ansioso. Eu to pensando nos jogos, se vai ter jogo e brinquedo”, disse empolgado.

Raphael e Bejamin com a família à esquerda. Os irmãos quem escolheram a roupas para a estreia na Parada Nerd 

Os dois pegaram gosto pelos animes com a família, desde o pai até a mãe, incluindo a tia, que são grandes apaixonados pelo universo geek. Isadora Fernanda Santos, mãe de Benjamin e madrasta de Raphael, contou que é costume da família se reunir para assistir animes e também conversar sobre.

“Eles gostam de conversar, dialogar e é bom pra gente conhecer também que, quando tem um evento ou quando sai algo no cinema, a gente já é o primeiro a assistir”, destacou Isadora.

Auto intitulada “otaku” (termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse em animes e mangás), a tia dos pequenos, Julia Alessandra Santos, foi influenciada por Isadora a consumir animes há cerca de quatro anos, começando por Naruto, daí em diante, não parou mais, rendendo até tatuagens.

“Eu gosto muito e também tenho vários bonequinhos no meu quarto, a minha parede é toda decorada com fotos de personagens de animes, tenho tatuagens, é bem da hora”, disse. O vento era muito aguardado pela família, que foi em peso no primeiro dia e já garantiu ingressos para sábado e domingo.

Hoje, o dia teve entrada gratuita, justamente para trair toda a comunidade e cativar o desejo em acompanhar os outros dois dias da programação, que conta com disputa de K-pop, cosplay e com uma novidade, o quebra-torto, o maior torneio de fighting games do estado.

Daniel (Zorato), um dos idealizadores e organizadores do Parada Nerd

A expectativa é receber 10 mil pessoas durante os dias de evento, que promete ser o maior de todos os tempos, segundo Daniel (Zorato), um dos idealizadores e organizadores do evento. Ele destacou que houve um “boom” da cultura pop/geek nos últimos anos, atingindo a geração mais nova, principalmente por conta da pandemia e da facilidade de acessos aos animes, costumes e todo o universo que envolve a Parada.

“A pandemia acelerou muito a digitalização, nos serviços de assinatura a gente tem muitos, alguns bem acessíveis, incluindo animes. A gente pode falar da Crunchyroll que tá trabalhado com animes dublados, praticamente lançando com duas ou três semanas de atraso em relação ao episódio original, no Japão. Então isso contribuiu pra ter esse aumento de público mais jovem”, pontuou.

Neste sábado, o cronograma começa às 12h com K-pop Dance Challenge, valendo premiação total acima de R$ 1,5 mil nos duelos de dança, separados nas categorias solo e grupo. Também haverá bate-papo com os dubladores Fábio Lucindo e Luísa Horta, às 16h, com encerramento da programação às 21h30.

Confira como foi o evento e o cronograma completo: