Dois adolescentes foram apreendidos no fim de semana acusados da morte de um casal de idosos no município de Coxim, a 250km de Campo Grande. Celeste Cedoja e Ávio Rodrigues, de 77 e 84 anos, respectivamente, morreram em casa a golpes de barra de ferro e facadas.
Conforme o delegado José Wilson Ferreira, responsável pelas investigações, o primeiro suspeito encontrado, de 15 anos, confessou que ele e outro adolescente, de 16 anos, invadiram a casa e mataram os idosos.
Segundo o autor mais novo, um antigo funcionário das vítimas contou a ele que o casal recebia as aposentadorias sempre no fim do mês, retirando tudo do banco para guardar em casa. Sabendo disso, ele decidiu assaltar a residência pela primeira vez, há cerca de dois meses.
Entrou sozinho na casa, achou a carteira de Ávio e fugiu. Percebendo só depois que a carteira estava vazia, o adolescente jogou os documentos que havia furtado no quintal do casal do idoso, por cima do muro.
O segundo assalto, que acabou com a morte dos aposentados, aconteceu na companhia do outro menor de idade. Conforme depoimento, após tomar várias bebidas alcoólicas com um amigo o adolescente resolveu assaltar os idosos de novo.
“Na entrada da residência eles adquiriram, no quintal, uma barra de ferro e um pedaço de pau, e entraram na residência já golpeando o senhorzinho, depois entraram no quarto, agrediram e esfaquearam a idosa. O senhorzinho nem conseguiu se defender, porque ele tomou essa paulada, ele tava do lado de fora”, detalhou o delegado.
Os corpos do casal foram encontrados pela cuidadora na manhã de sábado. A dupla de criminosos disse que o total das aposentadorias seria de R$ 4 mil, mas não encontraram o valor, achando apenas R$ 20, que seriam da revenda de produtos de beleza feita por Celeste.
De acordo com boletim de ocorrência, na casa do menor de 16 anos foram apreendidos perfumes, sabonetes, cremes da vítima e a roupa usada no crime, além disso, a força tática também apreendeu dois celulares, os pedaços de pau e a barra de ferro usados no crime.
A mãe de um dos adolescentes soube, pelo filho, do ocorrido e ajudou a queimar as roupas do acusado para encobrir o crime. Ela pode ser presa por ocultação de provas.