Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

Escola indígena de Aquidauana recebe quadra coberta e refeitório

Estrutura própria vai permitir que estudantes da Aldeia Lagoinha pratiquem esportes e desenvolvam atividades culturais sem depender de outras unidades

Estrutura vai permitir que estudantes pratiquem esportes e desenvolvam atividades culturais sem depender de outras unidades - Foto Divulgação/Governo de MS
Estrutura vai permitir que estudantes pratiquem esportes e desenvolvam atividades culturais sem depender de outras unidades - Foto Divulgação/Governo de MS

Estudantes da Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo, localizada na Aldeia Lagoinha, em Aquidauana, passaram a contar com novos espaços que devem transformar o cotidiano escolar.

A unidade recebeu a entrega de uma quadra coberta com arquibancada, ginásio poliesportivo, refeitório, sala de professores e banheiros adaptados. As estruturas foram inauguradas na última quinta-feira (26).

A escola, que atende 192 estudantes da Terra Indígena Taunay/Ipegue, agora possui espaços próprios para atividades esportivas e pedagógicas, o que deve melhorar o bem-estar e a permanência dos alunos.

Antes das obras, os estudantes precisavam usar a quadra de outra escola para as atividades de educação física, o que dificultava o acesso.

“Agora temos nosso próprio espaço, feito com carinho para nossa escola e comunidade. Só temos a agradecer por esse presentão que estamos recebendo”, disse o diretor da unidade, Luiz César de Souza Cardoso.

Inclusão e identidade

A unidade atende majoritariamente alunos do Ensino Médio Integral, com cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Normal Médio, além de oferecer formação noturna específica para futuros professores indígenas.

A proposta pedagógica da escola inclui ainda práticas esportivas como futsal e voleibol — em parceria com a Fundesporte — e projetos culturais como coral, banda de fanfarra e corpo coreográfico.

A nova infraestrutura foi construída com foco na acessibilidade e segurança, seguindo normas sanitárias e de prevenção contra incêndio. A obra representa mais do que uma adequação física: reforça o papel da escola como espaço de fortalecimento identitário.

“Essas construções representam mais do que obras, são símbolos de respeito com o nosso povo. A escola é o futuro dos nossos jovens”, afirmou o cacique da Aldeia Lagoinha, Leveson Vicente.

Educação como elo com a comunidade

Fundada em 19 de abril de 2009, a escola Hoyenoo é considerada um centro de saberes e referência para a comunidade indígena da região.

*Com informações do Governo de MS