O Hemosul Coordenador de Mato Grosso do Sul segue com estoques em situação crítica para os tipos de sangue O- e O+. Dados de monitoramento da instituição mostram que na última sexta-feira (18), o estoque estratégico do sangue tipo O- apresentava déficit de 64%, e O+ de 40%. Mesmo com a especificidade maior para o tipo O, todos os doadores são bem-vindos e necessários.
Neste sábado (19), a instituição, localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304, funciona das 7h às 12h, sem necessidade de agendamento, basta ir até o local com documentos pessoais, bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal) e pesar 55kg ou mais. O intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid são de 48h para Coronavac e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen sete dias. Doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente.
Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar sete dias após o último contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.
Mais informações no site www.hemosul.ms.gov.br, nas redes sociais @hemosulms ou pelo telefone (67) 99298-6316.