O bate-papo com Melissa Tamaciro na Coluna Mover nesta sexta-feira (10), foi com vice-presidente Cultural e Esportivo da Associação Nipo Brasileira, Cláudio Sussumu Oikawa, sobre a celebração do Dia da Imigração japonesa, que completa 114 anos em 18 de junho. Segundo Sussumo, a comemoração é uma prévia do que vai rolar no 2º Festival do Japão, evento que será realizado entre os dias 18 e 20 de novembro deste ano.
“Não podemos deixar de homenagear os primeiros imigrantes. Teremos um culto ecumênico, em seguida atividades de mangá e cosplay. Logo após às 18h faremos uma exposição artística de quimonos, espadas de Samurai, ikebana, bonsai, origami, arranjos florais, tudo que faz parte da nossa cultura. Temos estimativa de receber 50 mil pessoas em novembro”, explica.
Atualmente, Mato Grosso do Sul possui mais de 40 mil descendentes. Para a colunista Mel, a comunidade japonesa foi fundamental na construção da identidade do estado.
“É impossível não falar sobre a preservação da cultura nipônica e essa data marca da chegada do navio de imigrantes, Kasato Maro, ao Brasil. A comunidade fez toda a diferença na construção social, política e cultural do estado. Estamos também em comemoração aos 103 anos da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande”, destaca.
O evento em comemoração aos 114 anos da imigração japonesa será realizado em 18 de junho, na Associação Nipo Brasileira, que fica na Avenida Ministro João Arinos, 140 – saída para Três Lagoas, na capital. A entrada é franca e não será cobrado estacionamento.