Sites do Governo de Mato Grosso do Sul estão fora do ar desde o início da tarde desta terça-feira (13), dificultando o acesso a informações e serviços públicos online. Entre os endereços afetados estão importantes canais de comunicação institucional com a população, como a Agência de Notícias do Estado, as Secretarias de Saúde (SES-MS), de Administração (SAD-MS) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Ao tentar acessar o portal oficial do governo (www.ms.gov.br), os usuários se deparam com a mensagem de que o servidor demorou a responder. A falha pode ser decorrente de sobrecarga ou da indisponibilidade temporária dos serviços, conforme indicado automaticamente pelo navegador.
A assessoria do Governo do Estado divulgou nota oficial explicando que a instabilidade foi causada por problemas técnicos na rede servidora.
“Foram identificados problemas técnicos na rede servidora, gerados por falhas nos ativos da rede, causando assim a indisponibilidade de todos os seus serviços”, diz o comunicado.
Responsável pela gestão da infraestrutura digital, a Secretaria-executiva de Transformação Digital (Setdig) informou que trabalha para reestabelecer os serviços “o quanto antes”. A pasta também garantiu que não houve perda de dados, nem indícios de invasão aos sistemas institucionais.
A nota ressalta que o retorno dos serviços está sendo feito de forma gradual e que instabilidades podem ocorrer durante esse processo de reestabelecimento. Apesar da falha, não há previsão oficial de quando o acesso aos sites será normalizado.
A situação afetou diretamente órgãos públicos estaduais e pode comprometer temporariamente serviços digitais acessados por servidores e cidadãos, como emissão de documentos, consulta a processos e publicações oficiais.
Já o portal do servidor público não apresentou problemas de acesso.
Nota do Governo de MS
NOTA OFICIAL – enviada às 17h05 O Governo de Mato Grosso do Sul informa que foram identificados problemas técnicos na rede servidora, gerados por falhas nos ativos da rede, causando assim a indisponibilidade de todos os seus serviços. A equipe Setdig (Secretaria-executiva de Transformação Digital), responsável pela demanda, está trabalhando para que retorno dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado ocorra o quanto antes. Reiteramos que não houve qualquer tipo de perda de dados, nem invasão aos sistemas institucionais. A disponibilidade dos serviços ocorre de forma gradual, podendo haver instabilidades durante o trabalho de reestabelecimento dos sistemas. |