As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 começam nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 18 de julho
A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, o Fies oferece mais de 112 mil vagas para cursos superiores em instituições privadas de todo o país.
Podem concorrer estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que tenham obtido média mínima de 450 pontos na média das cinco provas e não tenham zerado a redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
A classificação dos candidatos é feita com base na nota do Enem, de forma decrescente, levando em conta o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. O programa prioriza estudantes que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo financiamento. Também têm preferência aqueles que já quitaram um financiamento estudantil anterior.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, por meio do sistema Fies Seleção. Quem não for convocado nessa etapa inicial será automaticamente incluído na lista de espera.
O Fies é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento a juros zero para estudantes de baixa renda.