
Está aberto o prazo para as matrículas dos candidatos convocados na 1ª chamada do Exame de Seleção 2026, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), aos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.
A lista de convocados foi publicada em dezembro na Central de Seleção do IFMS e passou por retificação no dia 2 de janeiro. Os candidatos devem fazer a solicitação de matrícula até sexta-feira (16). Quem não cumprir o prazo perde automaticamente a vaga.
A matrícula é realizada exclusivamente de forma on-line, por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Candidatos sem acesso à internet podem procurar o campus onde concorrem à vaga para receber apoio presencial durante o horário de atendimento.
No ato da matrícula, é necessário anexar documentos como histórico escolar do ensino fundamental, documento oficial com foto, foto digital, declaração de vacinação atualizada e, quando aplicável, comprovante de quitação com o serviço militar, documentação de cotas e laudo médico, no caso de candidatos com deficiência.
Cursos Técnicos com Vagas Disponíveis
Em três cursos, todos os inscritos estão convocados para matrícula, já que o número de candidatos foi menor que o total de vagas ofertadas. São eles: técnico em Edificações (Aquidauana, período da tarde), técnico em Agropecuária (Nova Andradina, tarde) e técnico em Informática (Ponta Porã, tarde).
As vagas que não forem preenchidas nesses cursos poderão ser ocupadas por candidatos inscritos em outras opções no mesmo campus, desde que manifestem interesse e façam a solicitação de matrícula dentro do prazo.
Próximas Chamadas e Matrículas
A 2ª chamada do Exame de Seleção 2026 está prevista para 23 de janeiro, com matrícula entre os dias 27 e 29. Já no dia 4 de fevereiro, o IFMS deve divulgar a existência de vagas remanescentes. Caso haja vagas, a matrícula ocorrerá de 5 a 9 de fevereiro, data prevista para o início do ano letivo.
Visão Geral das Vagas Ofertadas
Neste ano, o Exame de Seleção 2026 ofertou 1.840 vagas em 11 cursos técnicos integrados, distribuídos nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.