Levantamento inédito da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) aponta que a potência instalada operacional da energia solar fotovoltaica superou a potência das termelétricas de gás natural e de biomassa.
O parâmetro atual é de 16,4 gigawatts (gw) em pequenos projetos de geração própria e em usinas de grande porte no Brasil para a energia solar, a frente dos 16,3 gw do gás natural e da biomassa
Para traçar um parâmetro do cenário à nível estadual, a CBN Campo Grande conversou com o Rodolpho Mangialardo, diretor regional do Senai de Mato Grosso do Sul, que falou sobre o avanço da energia solar no estado.
“De 2012 para cá, a gente teve R$ 3 bilhões em investimentos em energia solar, R$ 1 bilhão foi só em 2022, ou seja, condensado aí 1/3 de todo o investimento em seis meses dos últimos quase 10 anos”, revelou Mangialardo.
O diretor falou ainda sobre as perspectivas para o futuro, com crescimento das instalações e também das vagas de emprego relacionadas ao setor. Confira a entrevista completa: