Mato Grosso do Sul foi destaque no ranking do calor neste domingo (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Aquidauana registrou a maior temperatura do Brasil, com 40,8°C. Porto Murtinho (40,4°C), Coxim (40,2°C) e Miranda (39,8°C) também apareceram entre as oito cidades mais quentes do País, ao lado de municípios de Mato Grosso e Goiás. Em Aquidauana, a umidade relativa do ar caiu a 12%.
O calor extremo marca os últimos dias do inverno, considerado um dos mais quentes dos últimos anos em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, por exemplo, a máxima chegou a 38,7°C no dia 11, a maior marca do ano na Capital.
Para os próximos dias, a previsão indica mudança no tempo. O estado deve ter sol e variação de nuvens ao longo do dia, mas a formação de uma área de baixa pressão atmosférica associada a um cavado pode provocar pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
Há possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões centro-sul e oeste do estado.