Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

MS registra segundo maior avanço em alfabetização no país

Estado superou meta de 2024 e atingiu 55,8% de estudantes alfabetizados, segundo dados do Inep

A rede estadual é responsável por atender mais de 190 mil estudantes - Foto: Daniel Carvalho/SED
A rede estadual é responsável por atender mais de 190 mil estudantes - Foto: Daniel Carvalho/SED

Mato Grosso do Sul teve um dos maiores avanços do Brasil nos índices de alfabetização de estudantes da Rede Pública de Ensino. Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado alcançou um crescimento de 17% no indicador em 2024, em comparação com o ano anterior.

O percentual de estudantes considerados alfabetizados subiu de 47,4% em 2023 para 55,8% neste ano — resultado que supera a meta estabelecida para 2024, fixada em 52,8%. O desempenho sul-mato-grossense ficou atrás apenas de Minas Gerais, que registrou crescimento de 20% no mesmo período.

De acordo com os critérios do Inep, são considerados alfabetizados os estudantes capazes de ler pequenos textos, interpretar informações básicas e produzir textos simples, mesmo com erros ortográficos. A avaliação também leva em conta a capacidade de compreender elementos visuais, como histórias em quadrinhos e tirinhas.

Apesar do avanço expressivo, os dados também indicam que ainda há desafios a serem superados para alcançar níveis mais altos de alfabetização em Mato Grosso do Sul. O acompanhamento dos indicadores educacionais segue como uma das estratégias para nortear políticas públicas e ações pedagógicas voltadas ao ensino fundamental.