O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta terça-feira (5) a convocação dos candidatos da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025. As convocações ocorrem de forma escalonada e seguem até o dia 19 de setembro, exclusivamente pela página do Fies, onde os participantes podem acompanhar sua classificação.
Todos os inscritos que não foram pré-selecionados na chamada única participam automaticamente da lista de espera. A pré-seleção depende da disponibilidade de vagas no Grupo de Preferência, curso, turno, local de oferta e instituição de ensino superior, considerando também o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
Os pré-selecionados terão até três dias úteis após a convocação para complementar a inscrição no sistema. Depois disso, devem validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, em um prazo de até cinco dias úteis. A entrega da documentação pode ser feita presencialmente ou de forma digital, conforme as regras da instituição.
Na etapa final, o candidato deverá apresentar os documentos ao agente financeiro (banco), em um prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela CPSA. Somente após a aprovação do banco é que o financiamento será efetivamente contratado.
A participação na lista de espera não garante vaga e a reprovação por não formação de turma não elimina o candidato da lista.
Cotas e Fies Social
Desde 2024, o Fies conta com reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além da criação do Fies Social, que destina 50% das vagas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico. Nesses casos, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.
Sobre o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que participem do programa.