Veículos de Comunicação

educação

MEC divulga primeira chamada do Prouni nesta terça-feira

Processo seletivo tem duas chamadas previstas até março

Resultado do programa marca o início do calendário federal de acesso ao Ensino Superior - Reprodução/MEC
Resultado do programa marca o início do calendário federal de acesso ao Ensino Superior - Reprodução/MEC

A primeira chamada do Prouni para o primeiro semestre de 2026 é divulgada nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Educação. O resultado está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e seleciona estudantes para bolsas em instituições privadas em todo o país, com base no desempenho no Enem.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo financiadas pelo Governo Federal e utiliza as notas das edições de 2025 e 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio. Para concorrer, o candidato precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos de média nas provas e não ter zerado a redação.

Nesta edição, o Prouni registra a maior oferta da história, com mais de 594 mil bolsas. Do total, 46% são integrais, destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário-mínimo e meio, e 54% são parciais, com desconto de 50% na mensalidade, voltadas a quem tem renda familiar per capita de até três salários-mínimos.

Fies

Também começam nesta terça-feira as inscrições para o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O programa permite financiar cursos de graduação em instituições privadas por meio do Governo Federal, ampliando o acesso ao ensino superior para estudantes que não conseguem arcar integralmente com as mensalidades.

Para o primeiro semestre, o Fies oferece mais de 67 mil vagas em cerca de 1,4 mil faculdades e universidades privadas. As inscrições são gratuitas e seguem até sexta-feira, 6 de fevereiro, pelo portal acessounico.mec.gov.br/fies. A participação exige renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários-mínimos.

No caso do Fies Social, o critério é ainda mais restrito, com renda per capita de até meio salário-mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ao fim do processo seletivo do Prouni, o MEC prevê duas chamadas, com a primeira divulgada nesta terça-feira (3) e a segunda marcada para 2 de março.

Bolsas em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Educação disponibiliza mais de 6,8 mil bolsas do Prouni para o primeiro semestre de 2026, sendo 3.230 integrais e 3.591 parciais. Campo Grande concentra a maior oferta, com 4.545 bolsas.

Entre os cursos com maior número de oportunidades no estado estão Administração, Ciências Contábeis e Investigação e Perícia Criminal, seguidos por Criminologia, Gastronomia, Engenharia de Software, Fotografia, Logística, Relações Internacionais e Ciência da Computação.