Veículos de Comunicação

Ação Integrada

MS intensifica vacinação contra o sarampo nas regiões de fronteira com a Bolívia

Estratégia inclui envio de doses extras, apoio logístico e campanha binacional

A campanha inclui a imunização de todas as faixas etárias - Foto: Reprodução Agência de Notícias MS
A campanha inclui a imunização de todas as faixas etárias - Foto: Reprodução Agência de Notícias MS

Em uma ação coordenada com os municípios, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) participa de uma força-tarefa que envolve o envio de doses extras da vacina contra o sarampo nas regiões de fronteira com a Bolívia, apoio logístico e mobilização de equipes locais para ampliar a cobertura vacinal em áreas consideradas de risco.

A campanha teve início em 9 de julho e segue até o dia 31, com foco especial nas chamadas cidades-gêmeas — municípios que fazem divisa direta com localidades bolivianas — e em bairros com baixos índices de vacinação. O ponto alto da mobilização será o Dia D de Vacinação Brasil-Bolívia, marcado para 26 de julho, com ações simultâneas nos dois países.

A estratégia foi construída com base em um mapeamento das áreas críticas realizado pela SES e em diálogo com os gestores municipais e segue as diretrizes da nota técnica nº 43/2025, que orienta ações de vacinação contra o sarampo em municípios de fronteira nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

A campanha inclui crianças, adolescentes, adultos de até 59 anos e trabalhadores da saúde. Entre as ações prioritárias está a intensificação da dose zero para crianças de 6 a 11 meses de idade. Equipes estão atuando em locais de grande circulação, como terminais de transporte, praças e comércios, para facilitar o acesso da população à vacina.

Ao fim da campanha, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciará o monitoramento dos resultados, a partir de 18 de agosto e levará em conta a cobertura vacinal, adesão da população e os impactos da campanha nas áreas atendidas.