Nas últimas 24 horas foram confirmados mais sete novos casos de Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola dos Macacos. Agora, Mato Grosso do Sul soma 54 casos confirmados, 66 suspeitos e quatro casos prováveis da doença. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), os sete pacientes são de Campo Grande sendo seis homens e uma mulher.
A capital lidera com 42 casos confirmados, sendo 27 deles ainda ativos. Em seguida, vem a cidade de Dourados com cinco, Aquidauana com dois, Itaquirai, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Ponta Porã e Três Lagoas com um caso confirmado. Os pacientes que testaram positivo apresentaram febre, dor de cabeça e feridas na pele. Entre os casos registrados no estado 91,4% são em homens e 8,6% em mulheres.
A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox virus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. O Monkeypox vírus, embora seja conhecido por causar a “Varíola dos Macacos”, é um vírus que infecta roedores na África. Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária inter humana em vários países, inclusive no Brasil.