Veículos de Comunicação

Saúde

Em 24h, MS registra mais 7 novos casos de Monkeipox

Todos são de Campo Grande; seis homens e uma mulher

O diagnóstico da varíola dos macacos é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético - Foto: Divulgação Agência Brasil
O diagnóstico da varíola dos macacos é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético - Foto: Divulgação Agência Brasil

Nas últimas 24 horas foram confirmados mais sete novos casos de Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola dos Macacos.  Agora, Mato Grosso do Sul soma 54 casos confirmados, 66 suspeitos e quatro casos prováveis da doença. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), os sete pacientes são de Campo Grande sendo seis homens e uma mulher. 

A capital lidera com 42 casos confirmados, sendo 27 deles ainda ativos. Em seguida, vem a cidade de Dourados com cinco, Aquidauana com dois, Itaquirai, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Ponta Porã e Três Lagoas com um caso confirmado. Os pacientes que testaram positivo apresentaram febre, dor de cabeça e feridas na pele. Entre os casos registrados no estado 91,4% são em homens e 8,6% em mulheres.  

A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox virus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. O Monkeypox vírus, embora seja conhecido por causar a “Varíola dos Macacos”, é um vírus que infecta roedores na África. Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária inter humana em vários países, inclusive no Brasil.