Veículos de Comunicação

ENTREVISTA

Mutirão leva orientação jurídica e serviços gratuitos ao São Conrado neste sábado

Ação promovida pela UEMS e Instituto Nelson Wilians oferece atendimento à população com foco em cidadania e acesso à informação

Ação promovida pela UEMS e Instituto Nelson Wilians oferece atendimento à população com foco em cidadania e acesso à informação - Foto: Reprodução/UEMS
Ação promovida pela UEMS e Instituto Nelson Wilians oferece atendimento à população com foco em cidadania e acesso à informação - Foto: Reprodução/UEMS

Neste sábado (17), moradores de Campo Grande terão acesso gratuito a serviços essenciais durante um mutirão social realizado no bairro São Conrado.

A ação, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Instituto Nelson Wilians, oferecerá orientação jurídica, atendimento médico, testes de saúde e emissão de documentos.

Durante participação ao vivo no programa Microfone Aberto, da Massa FM Campo Grande, nesta sexta-feira (16), o coordenador institucional do Instituto Nelson Wilians em Mato Grosso do Sul, Thiago Borges, destacou a proposta de inclusão e cidadania do evento.

Segundo ele, a ideia surgiu da aproximação entre o instituto e a reitoria da UEMS, por meio do programa “UEMS na Comunidade”, que busca levar os serviços da universidade a bairros mais afastados e municípios menores.

“O Instituto Nelson Wilians tem atuação nacional, mas queremos fortalecer redes locais. Essa parceria com a UEMS nos permite aproximar o direito da população, especialmente daqueles que não têm acesso à informação ou atendimento jurídico básico”, afirmou Borges.

Thiago Borges nos estúdios da Massa FM Campo Grande- Foto: Luiz Gustavo Soares/Portal RCN67

Orientações jurídicas acessíveis

De acordo com o coordenador, a equipe do mutirão contará com advogados disponíveis para prestar esclarecimentos sobre direitos do consumidor, pensão alimentícia, divórcios, entre outras questões de direito de família.

O objetivo é acolher e orientar as pessoas, fornecendo encaminhamentos claros e acessíveis sobre como proceder diante de problemas jurídicos.

“Tem muita gente que nem sabe que tem direito. Às vezes, o que falta é só a informação certa, no momento certo. Vamos atender por ordem de chegada e conversar com quem tiver dúvidas ou precisar de orientação”, explicou.

Estrutura e expectativa de atendimento

A expectativa dos organizadores é atender cerca de duas mil pessoas ao longo do sábado. Segundo Borges, o Instituto conta com o apoio de uma rede de cerca de 300 profissionais jurídicos apenas em Campo Grande, preparados para dar suporte à ação.

O atendimento acontecerá na Escola Estadual Elia França Cardoso, na Rua Sargento Sérgio de Oliveira, nº297, no bairro São Conrado, e é aberto a toda a população, inclusive moradores de outras regiões da cidade.

“Não importa o bairro onde a pessoa mora. Se ela precisa de ajuda, será atendida”, garantiu.

Compromisso social

Durante a entrevista, Borges destacou o papel do Instituto Nelson Wilians na promoção da justiça social e na democratização do acesso ao direito. A organização surgiu em 2017 a partir da atuação do advogado Nelson Wilians e da esposa, a advogada Anne Wilians, com o objetivo de ampliar a atuação jurídica com impacto social nas capitais brasileiras.

“Nossa missão é acolher, escutar e orientar. A gente não vai decidir por ninguém, mas ajudar para que cada um saiba o que pode ou não fazer diante das dificuldades que enfrenta”, reforçou Borges.

Confira a entrevista na íntegra: