Referência na análise de mercado do agronegócio em Mato Grosso do Sul, o engenheiro agrônomo João Pedro Cuthi Dias será um dos palestrantes do RCN Agro 2022, evento que acontece nesta terça-feira (17) no auditório da Famasul em Campo Grande. O especialista promete trazer ao público, reflexão sobre os desafios da produção sustentável diante de problemas climáticos como o efeito estufa que acometem todo o mundo.
“Nossa preocupação é mostrar os fatos no mundo, o que acontece com o clima devido ao entupimento de gases do efeito estufa. Isso causa uma série de problemas de produção, energia e abastecimento. Só no ano passado, perdemos só em soja, mais de 20 milhões de toneladas que não foram colhidas por conta da seca. O fogo no Pantanal e a seca são alguns dos exemplos de catástrofes climáticas”, explica.
O engenheiro ainda ressalta que metade das emissões e gases do efeito estufa no Brasil é por mudança no uso de solo, ou seja, áreas que tinham floresta, especialmente na Amazônia e foram derrubadas. “Se jogam esses milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera pelo desmatamento. O país pode reduzir as emissões, controlando especialmente o desmatamento ilegal na Amazônia, melhorando a questão das matrizes energéticas e isso vai agilizar muito o processo”, expressa.
Reforçando que João Pedro se apresenta após a palestra de Maurício Belinello, destaque no segmento de commodities e que abre o RCN Agro 2022. O evento será às 19h na Famasul, localizada na R. Marcino dos Santos, 401 – Chácara Cachoeira. As inscrições podem até às 17h de amanhã (17) através do endereço eletrônico https://cbnemacao.rcn67.com.br/Ouça um trecho da entrevista com o engenheiro: