Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

Participantes já podem consultar e horário do Enem 2025

Cartão de Confirmação indica horários, locais e direitos dos candidatos, como nome social e suporte especializado

Provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro - Reprodução/Agência Brasil
Provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro - Reprodução/Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem acessar o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de indicar, quando aplicável, direito a atendimento especializado ou uso do nome social. O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante e serve como guia para a organização da prova, marcada para os dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação.

No primeiro dia de aplicação, os estudantes farão a redação e as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, cada uma com 45 questões.

Preparação para a prova

Para auxiliar na preparação, os estudantes podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que oferece simulados por área do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço em vídeo e apostilas, além de assistente virtual. O MEC também lançou, em parceria com o YouTube, uma série de videoaulas focadas em redação, abordando interpretação de textos e construção do texto final, com atenção às competências avaliadas pelo exame.

Além disso, está disponível a cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante, que apresenta a Matriz de Referência da redação e exemplos comentados de textos que obtiveram nota máxima no Enem 2024, oferecendo orientação sobre critérios de avaliação.

O Enem é um dos principais meios de ingresso no Ensino Superior no Brasil. Para acessar universidades públicas, a nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu); já para universidades privadas, o Enem é usado pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudanti (Fies).